13 SET 2011
Prefeitura disponibiliza trator e arado para produtores que não possuem maquinário próprio

Nesta quarta-feira (14), às 8h30, defronte a Prefeitura Municipal, a Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, coordenada pelo secretário adjunto Márcio Campos fará a entrega simbólica ao prefeito João Cury Neto de um trator e implemento agrícola que foram adquiridos através de convênio firmado pelo Município com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário.

O convênio disponibiliza recursos no montante de R$ 170.290,00 para aquisição de um trator de 150 CV e um Arado Terraceador de 20 discos para atender produtores familiares que não possuem maquinário próprio. O contrato de repasse foi viabilizado por emenda parlamentar do Deputado Federal Talmir Rodrigues (PV–SP) após gestões feitas pelo Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Botucatu, Henrique Monteferrante.

De acordo com Márcio Campos, no ano agrícola serão atendidos até 200 pequenos e médios produtores familiares que não possuem maquinário próprio. “Nosso objetivo é promover um programa municipal de conservação de solos, através de práticas conservacionistas com base em tecnologias sociais, que colaborem com as ações de combate a processos erosivos nas comunidades rurais, e que de forma direta ou indireta, contribuam para o desenvolvimento socioambiental, o fortalecimento da conservação de solos e a utilização sustentável da agro-biodiversidade e dos demais recursos naturais”, anuncia.

A operação dos tratores e dos implementos será feita por tratoristas da Prefeitura Municipal, acompanhados de técnico agrícola ou engenheiro agrônomo, além do proprietário que definirá a cultura a ser implantada. O maquinário permanecerá em cada propriedade pelo tempo máximo de 20 horas/máquina. De acordo com a Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento o custo ao produtor da hora/máquina trabalhada será de R$ 20,00.

Os interessados devem entrar em contato com a Subsecretaria Municipal da Agricultura, localizada na Rua Miguel Cioffi, n. 325 – Vila dos Médicos. Os telefones para contato são: (14) 3882-9959 ou 3882-6313.