09 MAI 2011
Prefeitura apoia Semana de Estudos e Práticas Pedagógicas da FCA/Unesp

Na manhã desta segunda-feira (9), teve início a primeira edição da Semana de Estudos e Práticas Pedagógicas (SEPP) da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp que conta com o apoio da Prefeitura de Botucatu por meio da Subsecretaria Municipal de Agricultura.

O objetivo do evento é rediscutir as práticas pedagógicas, por meio de uma metodologia denominada Aprendizagem Baseada em Projetos. Até o dia 13 de maio, não acontecerão aulas convencionais e os alunos de todas as turmas dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal desenvolverão projetos atrelados às demandas dos produtores rurais da região, sob a orientação dos professores da FCA.

O desenvolvimento de projetos através da SEPP é uma forma da universidade preparar melhor seus alunos e retribuir o investimento da sociedade, como diz o professor Edivaldo Velini, diretor da FCA. “A sociedade espera benefícios dos profissionais que ajuda a formar. Através da aprendizagem baseada em projetos, os alunos treinarão liderança, capacidade de articulação e trabalho em grupo. Imagino que esse seja uma nova ferramenta de ensino e aprendizagem que poderemos utilizar com sucesso”.

Assim como os novos cursos de idioma e o laboratório aberto de escrita, a SEPP é uma iniciativa que faz parte da reestruturação dos cursos de graduação da FCA. “Essa metodologia é um treinamento para que os alunos desenvolvam projetos multidisciplinares, integrando as áreas do conhecimento para realizar trabalhos que façam a diferença para a sociedade”, complementou o professor José Matheus Yalenti Perosa, vice-diretor da FCA.

A possibilidade de aproximar os alunos da realidade no campo foi destacada pelo Secretário Adjunto Municipal de Agricultura Márcio Campos. “Essa oportunidade de vivenciar os problemas que existem no campo faz com que a formação dos alunos dê um salto de qualidade. O ideal é que ações como a SEPP sejam contínuas, frequentes e gerem bons projetos enraizados no município”.

Na sexta-feira (13) acontece a apresentação dos projetos desenvolvidos no auditório da Fazenda Experimental Lageado.

Fonte e fotos: Assessoria de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP