01 MAR 2011
Meio Ambiente e Agricultura realizam plantio no Parque Municipal Cachoeira da Marta

Para dar continuidade na primeira semana de integração dos calouros dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Unesp, a Faculdade de Ciências Agronômicas [FCA] em parceria com a Subsecretaria de Agricultura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram nesta terça-feira [1º de março] o ‘trote solidário’, com o plantio de 280 mudas de espécies nativas no Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta.

Dentre as espécies plantadas no Parque da Marta estão: Guapuruvú, Jatobá, Aroeira Pimenteira, Peroba Rosa, Candeia, Pitanga, Araçá Roxo, entre outras.

O plantio faz parte de um cumprimento de TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental) da Secretaria de Meio Ambiente, que realizou curvas de nível no Parque da Marta para contenção de água das chuvas no ano de 2010.

Juntamente com este plantio, também foi desenvolvido o projeto de restauração florestal no modelo de núcleos de regeneração, coordenado pela Dra. Renata Fonseca, professora do Departamento de Recursos Naturais da FCA/Unesp.

“Este é um importante processo para o Parque, pois conseguiremos restaurar uma grande área florestal de aproximadamente cinco hectares, substituindo a pastagem existente pela matriz florestal proveniente da Floresta Estacional Semidecidual (fitofisionomia pertencente ao Bioma Mata Atlântica) original desta região”, diz Daniela Traffi, gestora do Parque da Marta.