09 SET 2010
Prefeitura assinará contrato para início das obras do Parque Tecnológico

Em cerimônia a ser realizada na próxima segunda-feira [13], às 11 horas, na sede da Incubadora de Base Tecnológica, na Fazenda Lageado, a Prefeitura de Botucatu formalizará a assinatura de contrato para início das obras de construção do Parque Tecnológico. A vencedora da concorrência pública para execução de serviços de infra-estrutura da área foi a Vemax Construtora Ltda., ao preço de R$ 2.769.295,52.

O valor orçado pela administração era de R$ 2.815.000,00. A empresa vencedora do certame terá prazo de 180 dias para a conclusão das obras. Os recursos virão do convênio assinado pelo prefeito João Cury Neto, ao final do ano passado, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento.

Nesta etapa da obra, os recursos serão usados nas obras de infra-estrutura interna e externa que incluem portaria [265 metros quadrados], alambrado, ruas asfaltadas [26.700 metros quadrados], guias e sarjetas [6.100 metros quadrados], calçadas, instalações elétricas, iluminação, rede de água, esgoto e galerias de águas pluviais.

O projeto do Parque Tecnológico de Botucatu foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar liderada pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Ricardo de Arruda Veiga. O complexo deverá ocupar 286 mil m², à margem da Rodovia Gastão Dal Farra.

Nele haverá um núcleo administrativo completo, com 1.274 m², que contará com salas de treinamento, instalações para coordenadoria, contabilidade, compras, manutenção e sala de espera, além de recepção, copa, sanitários, área de atendimento, hall, centro de exposições e anfiteatro.

O prefeito de Botucatu também destaca o potencial do projeto. 'Com a criação do parque tecnológico, poderemos transformar estudos em produtos, produtos em negócios, e negócios em empregos', diz João Cury.

Parque tecnológico - O Parque Tecnológico de Botucatu será implantado em duas áreas, que somam 286 mil m² – equivalentes a 34,6 campos de futebol com as mesmas dimensões do Maracanã. O projeto tem como objetivo principal incentivar e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, fomentando a inovação tecnológica em bioprocessos, compostos para fins industriais, fitoterápicos [produtos feitos com plantas medicinais], sistemas de produção agropecuários sustentáveis, produtos orgânicos, biorremediação [uso de microorganismos para recuperação de áreas contaminadas], controle biológico, serviços ambientais, caracterização e uso de resíduos e produtos naturais da fauna e da flora.

Incentivos - As empresas que se instalarem nos parques tecnológicos do Estado poderão participar do programa de incentivos fiscais, chamado “Pró-Parques”. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar os créditos acumulados do ICMS apropriados ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de projetos de investimento no próprio parque tecnológico e também no pagamento do ICMS relativo à importação de bens destinados ao seu ativo imobilizado.

[Com informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento]