Aniversário da Cidade
Folia de Ana Rosa

Leitura Encenada da peça “Folia de Ana Rosa”, de Elias Pintanel

Leitura dramática da peça "Folia para Ana Rosa", a nova montagem do núcleo artístico da Associação Teatral Notívagos Burlescos, que revisita a história da santa popular Ana Rosa. A peça é inspirada em fatos históricos desse cruel feminicídio que aconteceu na região de Botucatu no ano de 1888. Com inspiração no teatro popular e em elementos surrealistas, "Folia para Ana Rosa" se utiliza de elementos de manifestações culturais e da religiosidade popular, marcadas pelo sincretismo e influenciada pela cultura afro-brasileira, reunindo elementos presentes nas Folias de Reis, Folguedos, Maracatu e símbolos, tanto cristãos quanto umbandistas, onde santos e orixás se mesclam, para construir uma atmosfera ritualística, retomando as origens do teatro, mas a resignificando para uma tradição brasileira.

O que é uma leitura encenada?
As leituras encenadas são um dos procedimentos artísticos do teatro muito usados para compartilhar com o público o processo criativo de uma montagem teatral. Trata-se de uma leitura do texto com parte dos elementos que farão estarão no espetáculo final, como movimentações, atuação, figurinos, adereços, sonoplastia, dentre outros que o processo já tenha alcançado.

Leitura Encenada: Folia de Ana Rosa
Gênero: Tragédia