.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta, das 08h às 16h30

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Prefeito(a)

Emilio Peduti

Emilio Peduti

Gestão: 1960-1963
Partido: Não declarado
Biografia:

 

GESTÃO: 1952 a 1956 / 1960 a 1963

 

Emílio Peduti (Botucatu, 27 de maio de 1904 - Botucatu, 04 de março de 1963) foi um contador, empresário, vereador e prefeito de Botucatu. Era filho de José Peduti e Ernesta Boreli Peduti, casado com Maria do Carmo Torres Peduti, com quem teve os filhos Lourdes, Maria Rosa e Emílio Filho. Formou-se em contabilidade pela escola de comércio Álvares Penteado, em São Paulo, tendo em seguida iniciado as atividades profissionais de contador em firmas botucatuenses.

 

De simples contador, ascendeu à posição de gerente da agência local do Banco Francês e Italiano (Sudameris). Sua vocação administrativa chegou na área da cinematografia, começando com a aquisição da sua casa de diversões em Botucatu, a Empresa Teatral Peduti, que mais tarde se avantajaria e se converteria na extensa rede de cinemas no interior de São Paulo e também de Mato Grosso. Sua marca também está ligada a empreendimentos como a Rádio Municipalista de Botucatu, a Orphan, Empresa Bandeirantes de Cinema, Cafeeira Peduti Ltda, FILMACI, DIPAN, COSMOPAN, entre outras organizações cinematográficas.

 

Alguns feitos memoráveis que marcaram seus dois governos foram o melhoramento do sistema de água, a reforma do Mercado Municipal (o Mercadão), a instalação da central elétrica da USELPA, que hoje coloca Botucatu completamente à vontade para receber indústrias, a vinda da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, vencendo uma luta com outras cidades que disputavam essa faculdade que compõe um Campus da Unesp. Também foi o responsável pela construção do Hospital de Psicopatas (atual Hospital Cantídio de Moura Campos).

 

Após sua morte, recebeu várias homenagens póstumas, como a renomeação da Praça João Passos (Bosque) para Praça Emílio Peduti, além de ter uma estátua nessa mesma praça e um busto na Praça Isabel Arruda (frente à Santa Casa de Misericórdia Botucatuense).

.
.

Prefeitura Municipal de Botucatu - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies , Aviso de privacidade e Termos e condições gerais de uso.