31 MAI 2010
Reunião de Atualização do Programa de Educação Previdenciária reúne 80

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Agência da Previdência Social do INSS de Botucatu, reuniu na tarde desta segunda-feira [31] aproximadamente 80 assistentes sociais para apresentar o novo modelo de avaliação da pessoa com deficiência para concessão do Benefício da Prestação Continuada [BPC]. A reunião contou com a presença de membros do Programa de Educação Previdenciária [PEP] da Agência de Botucatu. O PEP é um Programa vinculado ao Ministério da Previdência Social e está presente em todo o País.

De acordo com a coordenadora do PEP em Botucatu, Maria Cecília Minetto, o objetivo é levar informações para as diversas camadas da sociedade. “Muitas vezes as pessoas têm direitos garantidos mas não sabem que existem ou não sabem usufruir deles, portanto buscamos por meio da formação às assistentes sociais de Botucatu e região garantir a proteção social aos usuários”, diz.

Para a assistente social do INSS Botucatu, Ana Cláudia Luiz Pedroso, esta formação é importante porque permite que as assistentes sociais trabalhem diretamente com os possíveis beneficiários. “Os assistentes sociais trabalham diretamente com o público-alvo, fazendo encaminhamentos ao INSS e realizando diversas outras ações, sendo portanto fundamental deixá-los por dentro sobre o que a Previdência Social tem e como funciona”, comenta.

Durante a reunião, a médica perita Dra. Luciana Montes orientou sobre a parte médica na avaliação médica-pericial do amparo assistencial.

Juntamente com a coordenadora, Maria Cecília Minetto, o PEP esteve presente com a advogada Kelly Marques e a assistente social Ana Christina Ferreira, que apresentou pesquisas feitas na Agência Previdenciária Social de Botucatu sobre o perfil do usuário e o novo modelo.

O que é o PEP? - O Programa de Educação Previdenciária [PEP] é desenvolvido pelo INSS com a finalidade de ampliar a cobertura previdenciária por meio da inclusão e permanência dos trabalhadores brasileiros nos regimes de previdência.

Além de desenvolver ações de informação e conscientização sobre direitos e deveres previdenciários, o Programa vai ao encontro da sociedade e a prepara para usufruir, com tranqüilidade e segurança, de tudo aquilo que a previdência pública, enquanto sistema de proteção social, pode oferecer.

Por meio das ações desenvolvidas pelo PEP, o INSS diversifica as suas formas de relacionamento com a sociedade.