28 AGO 2009
Botucatu ganha primeiro semáforo sonoro

O Departamento de Engenharia de Tráfego instalou nesta sexta-feira,28, a sinalização sonora no semáforo que fica no cruzamento das ruas João Passos e Marechal Deodoro, para travessias de pessoas com deficiência visual, baixa visão e mobilidade reduzida.

Para atravessar a via, a pessoa com deficiência física aciona a botoeira [local onde ficam os botões em Braille] e, logo e em seguida, o trânsito de veículos é interrompido e o alerta sonoro é emitido, avisando o pedestre sobre o momento de atravessar.

Este semáforo foi escolhido por estar localizado na região central da cidade, próximo a um ponto de ônibus e aos bancos.

De acordo com o Prefeito João Cury este é só o primeiro passo de muitas ações voltadas aos deficientes. “Fico feliz porque mais uma proposta do plano de governo se concretiza”, diz Cury.

O primeiro a usar o semáforo sonoro foi o Vereador Carlos Trigo [PT], que desde 2002 pede a instalação do mecanismo. “Ele demorou mas veio, Botucatu já está caminhando para se tornar uma cidade acessível”, diz Trigo.

Além do semáforo sonoro, a cidade dispõe de ônibus adaptados para transporte coletivo e escolar, telefones públicos para deficientes auditivos e rampas de acesso na região central.

Fotos: Lucas Machado