19 FEV 2009
SEGURANÇA
Rodovias: operação Carnaval começa amanhã

A Operação Carnaval realizada pela Polícia Rodoviária começa ao meio-dia de amanhã [20] e vai até o meio-dia do dia 25. De acordo com o tenente Ricardo, o policiamento será aumentado para a operação que é realizada em conjunto com o DER, a DERSA, a ARTESP e as Concessionárias de rodovias; e órgãos da Secretaria de Estado dos Transportes.

“Vamos realizar uma fiscalização intensa em alcoolemia, uso de cinto de segurança, ultrapassagens, entre outras operações”, disse o tenente.

Durante o período de carnaval há um aumento de 40% no número de veículos que trafegam nas estradas da região.

GUIA DO PEDESTRE

CAMPANHA DE TRÂNSITO PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA

• VEJA E SEJA VISTO: O importante em qualquer travessia é você ver a movimentação dos veículos e também ser visto pelos motoristas.

• PARECE NOITE E PARA PIORAR, CHOVE: Muito mais atenção, precisamos ter com a pouca luminosidade e com a chuva! Se não houver nenhuma sinalização, somente atravesse quando tiver certeza absoluta que não há nenhum veículo próximo. Olhe bem: Os faróis enganam. Atenção!

• INVISTA O SEU TEMPO EM VOCÊ: Somente atravesse as rodovias nas PASSARELAS OU NAS PASSAGENS DE NÍVEL.

• ATENÇÃO: Tudo bem... precisa atravessar as rodovias e não tem nenhuma passarela por perto? Então procure um local plano, onde você possa ver a movimentação dos veículos e ser visto. Jamais em curvas ou subidas. Olhando bem e vendo se não há problemas: atravesse bem rápido, em linha reta.

• PELA ESTRADA A FORA: Não é aconselhável andar no acostamento das rodovias. Utilize sempre as ruas paralelas ou caminhos.

• SEM OUTRA OPÇÃO: Precisando andar nas rodovias e sem outra opção: use roupas claras e ande pelo acostamento, o mais longe possível da rodovia e na direção contrária do fluxo de veículos. Se estiver com mais pessoas, ande em fila única.

• NÃO É LUGAR DE BRINCADEIRA: Nunca empine pipas ou jogue bola perto de rodovias. Empine suas pipas bem longe dos fios de alta tensão.

• NAS RUAS E RODOVIAS: As ruas e rodovias são públicas, quer dizer: são de todos nós! Por isso devemos cuidar bem delas, não jogando lixo nem quebrando nada.

• FALE... COMUNIQUE...: O importante é que conte isso para outras pessoas. Não temos dúvida que com você agindo corretamente, teremos uma vida melhor!

LEMBRE-SE: FIQUE VIVO! SEJA VISTO!