16 FEV 2009
Botucam apresenta nova diretoria

A Botucam [Botucatu contra o Câncer de Mama] apresentou a diretoria do triênio 2009-2011. O evento que teve 50 pessoas aconteceu na noite da última sexta-feira [13], na sede do Rotary Club de Botucatu e teve a presença do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Macharelli, do médico Gilberto Uemura, que representou o departamento de Mastologia da Faculdade de Medicina da Unesp; e Roberto Sogayar, representando os rotarianos.

“É um trabalho de recuperação de auto-estima, um exemplo para a sociedade, um serviço humano imenso”, disse Sogayar.

A Botucam trabalha na prevenção do câncer de mama e na conscientização da importância do diagnóstico precoce. Pesquisas norte-americanas indicam que 4 a cada 10 mulheres podem desenvolver a doença.

“O diagnóstico precoce é uma forma de evitar a mastectomia, que é a cirurgia de retirada da mama. Quando o nódulo é descoberto no início ela [cirurgia] é desnecessária”, explicou a presidente que deixava o cargo, Maria Inês Sogayar. “Com o diagnóstico precoce a chance de cura é de 90%”. Disse.

De acordo com a nova presidente, a enfermeira Regina Coneglian, a entidade é uma grande família e uma rede de voluntários apaixonados. “É um trabalho feito com muito amor, carinho e dedicação”, conta. A Botucam faz acolhimento de pacientes, acompanhamento fisioterápico, assistência social, confecção de próteses mamárias e sutiãs especiais, atendimento psicológico, eventos e campanhas.

Além da enfermeira Coneglian, a nova diretoria é formada pela vice-presidente Sônia Torrecillas, a tesoureira Neila Franco e a secretária Maria Luiza Camignoto.

Caminhada – a tradicional caminhada Botucatu Contra o Câncer de Mama acontece no próximo dia 9 de março. O horário será divulgado posteriormente.

A Botucam promove treinamento anual para novos voluntários.

Mais informações pelo telefone: [14] 3882-3568