06 FEV 2009
Defesa Civil alerta para os cuidados com as fortes chuvas

A Defesa Civil de Botucatu alerta a população para os perigos das fortes chuvas, frequentes nesta época do ano. Os cuidados são necessários para que haja segurança e sejam evitadas as situações de risco.

De acordo com a Defesa Civil de Botucatu, os moradores de bairros como Santa Elisa, Rubião Junior, e na Avenida Vital Brasil próximo da Rodoviária, devem tomar muito cuidado pois são pontos de constante alagamento. Os motoristas devem estar atentos na descida da Cuesta devido à possibilidade de deslizamento de pedras.

Dicas da Defesa Civil:

Antes -

- Lembre-se de consertar as calhas e o telhado, resolvendo goteiras.

- Levante os móveis e objetos de valor.

-Desligue a chave geral de eletricidade e os registros de água.

- leve o lixo para área não sujeita a alagamento.

- Procure abrigo em local alto e seco.

Durante a chuva:

- Evite o contato com a água. Ela pode estar contaminada e provocar doenças graves com leptospirose.

- Se estiver em local seguro, não se deslocar.

- Todos os locais alagados devem ser evitados. Buracos e bueiros podem provocar graves acidentes, portanto, evite transitar nessas áreas.

Beber somente água filtrada ou fervida na ocorrência de qualquer sintoma como febre, dores musculares [principalmente na batata da perna], dor de cabeça, ferimentos ou outros sintomas procure a unidade de saúde mais próxima.

- Não se arrisque em locais que estejam inundados.

- Descarte os alimentos e outros produtos que tiveram contato com a água a lama.

- Não use água de poços e fontes.

Descontamine os locais de caixas de água com uma colher de água sanitária para cada litro de água.

Mais informações: 199