29 JAN 2009
Prefeitura promove curso para profissionais da Educação Infantil

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta quinta e sexta-feira [29 e 30] o Curso “Relações Interpessoais na Escola”, destinado para atendentes de creches, auxiliares de serviços gerais e diretores[as] que atuam na educação infantil.

A capacitação ocorre na sala de teleconferência do CEMEP – Centro Municipal de Educação Permanente, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com duração de quatro horas cada oficina.

O evento leva em consideração a exigência de um alto grau de atenção e cuidado por parte dos profissionais que atuam nas escolas, pelo fato de trabalharem com crianças pequenas. Diante disso percebeu-se a necessidade de propiciar uma capacitação que privilegie a confiança entre eles e o senso de trabalho em equipe.

O objetivo do curso, além de aprimorar os conceitos e favorecer as relações interpessoais para tornar o ambiente escolar mais tranquilo e equilibrado, é colaborar diretamente para um desenvolvimento mais adequado das crianças.

No total, 167 pessoas divididas em quatro turmas participam das aulas ministradas pelas facilitadoras Solange Rivas Alves e Flávia Campos Fazzio.

Confira abaixo o conteúdo do Curso “Relações Interpessoais na Escola”:

Primeira parte

Lua no Espelho - oficina de sensibilização que visa a melhoria da auto estima, a compreensão do mundo através de uma ótica mais otimista e o consequente aumento na capacidade de relacionamento com outras pessoas de convívio diário na trabalho.

Esta oficina envolve técnicas de dança e teatro destinadas a profissionais que trabalham diariamente em espaços onde há uma grande necessidade de humanização, como é caso da Educação Infantil, sobretudo as creches.

O corpo: conhecimento corporal através do lúdico, a relação espaço e corpo.

Os pés que sustentam o corpo, dança circular.

A terra: conceito tribal.

Segunda parte

Caminhando sem enxergar, a confiança na outra pessoa, o companheirismo.

João bobo - jogo teatral que exercita a confiança no grupo.

Terceira parte

O olhar - o que você vê na outra pessoa? Técnica de observação que busca identificar e valorizar as qualidades da outra pessoa.

A doação - massagem leve nos cabelos do companheiro ao lado.

O presente - roda de presentes imaginários, a terapia do abraço.

Relaxamento - o jardim secreto de cada um – colhendo flores imaginarias Depoimentos

Finalização, a grande roda do abraço.