27 JAN 2009
Prefeitura e Rede Tear discutem ações para o fortalecimento das organizações sociais

O secretário de Descentralização e Participação Comunitária, João Carlos Figueiroa, se reuniu na tarde de segunda-feira, dia 26, com representantes da Rede Social Botucatu – Tear. O principal objetivo do encontro foi de promover uma maior integração entre a Rede e o poder público no sentido de conscientizar organizações sociais, associações de moradores e demais representantes da sociedade a participarem ativamente de campanhas promovidas em prol do desenvolvimento social.

Com apoio do Senac, Unidade de Botucatu, a Rede Tear propõe ações voltadas ao empreendedorismo, articulação e responsabilidade social através de fóruns temáticos, cursos de capacitação, oficinas, seminários e projetos de inclusão social.

Para Figueiroa, a proposta irá complementar o trabalho de aproximação que vem sendo realizado pela Prefeitura junto aos Conselhos Municipais e Associações de Bairro. “Além de estreitar laços com essas classes representativas, o nosso objetivo também é dar suporte para que essas pessoas possam se capacitar e implementar posteriormente ações que visem a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades. Acredito que o projeto da Rede irá complementar o trabalho que já estamos desenvolvendo”, diz o secretário.

A idéia da Descentralização e Participação Comunitária é inserir as demais Secretarias na ação. “A proposta pode auxiliar projetos nas mais diversas áreas, como Assistência Social e Saúde. É uma parceria que merece ser fortalecida”, finaliza Figueiroa.

Para o início de 2009, a Rede TEAR disponibilizará junto ao Senac o curso de capacitação “Empreendedor Social”. Serão oferecidas 30 vagas, com carga horária de 160 horas. “Estão programados ainda para este ano mais dois cursos. São programas que visam estimular a sustentabilidade da sociedade. A parceria da Prefeitura é importante no sentido de trazer mais lideranças para a Rede e dessa forma nos ajudar a fortalecer as comunidades para o enfrentamento dos seus desafios”, afirma a mediadora da Rede TEAR, Simone Pafetti.

Trabalho – Atualmente a Rede conta com a participação de 26 organizações sociais, associações de moradores e órgãos públicos. As reuniões mensais são abertas à participação de todos os interessados e acontecem toda segunda 3ª feira do mês, às 19h30, no Senac, que está localizado à Rua Rafael Sampaio, 85, centro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone [14] 3112-1150, ramal 1162.