23 JAN 2009
João Cury e Prof. Caldas ganham produtos das Hortas Comunitárias

O prefeito João Cury, o vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Junior e o subsecretário de Agricultura Ricardo Veiga receberam cestas de hortaliças produzidas nas 17 hortas comunitárias e os produtores rurais de Botucatu beneficiados pela Prefeitura Municipal.

Cada cesta entregue às autoridades municipais contem alface, chicória, berinjela, pimentão, giló, quiabo, beterraba, alho poró, cebola, abobrinhas, morangas, bananas, laranjas e mandioca. De acordo com o diretor de agricultura, Márcio Campos, todas essas produções são resultados dos trabalhos das famílias envolvidas no projeto de hortas comunitárias e são cultivadas de forma agroecológica e sem o uso de agrotóxicos.

O projeto tem grande alcance no município e promove a segurança alimentar e nutricional nos bairros as quais estão instaladas. Em todas as hortas pôde ser visualizada a geração de renda pela comercialização direta de hortaliças.

Outro presente entregue a cada autoridade foi uma caixa de Uva Rubi da família Mitoshi e Rosa Nonaca em nome dos fruticultores da Colônia Santa Marina representando todos os produtores rurais de Botucatu.

O Assessor de Agricultura Paulo Arbex, explicou que há em Botucatu produtores de alimentos orgânicos e convencionais. “Vimos que a produção do município é muito boa com diferentes culturas, por exemplo, na Colônia Santa Marina como a uva, atemóia, pêssego, caqui, nêspera, pêra, maçã, tomate e milho verde, contribuindo fortemente para o abastecimento municipal', analisa.

As hortas comunitárias estão instaladas nos bairros Vila Ema, Monte Mor, Cambuí, Convívio, 24 de maio, Rubião Junior, Santa Elisa, Jardim Itamarati, Parque Marajoara, COHABs, Jardim Ciranda e Comerciários. “Há a proposta de expansão para outros bairros como Vitoriana e Parque Imperial' diz Márcio.