23 JAN 2009
Equipe da Subsecretaria de Agricultura visita fruticultores da Colônia Santa Marina

A equipe de engenheiros agrônomos da Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento, acompanhada de técnicos do Escritório Rural da CATI, visitou produtores rurais da Colônia Santa Marina.

O motivo da ação, realizada na quinta-feira [22], foi a aproximação da nova gestão municipal com os fruticultores especializados de Botucatu. “No momento da visita técnica pudemos conhecer diferentes culturas produzidas na Colônia, como uva, atemóia, pêssego, caqui, nêspera, pêra, maçã, umê, tomate e milho verde, bem conduzidos e com alta produtividade. A maior parte da produção é comercializada para o CEAGESP, em São Paulo, e parte fica para o consumo e comercialização local em Botucatu mesmo”, disse Márcio Campos, diretor de Agricultura.

Campos destaca a importância das visitas. “Elas são importantes para que o produtor rural conheça a nova equipe de Subsecretaria da Agricultura e os projetos do governo João Cury e Professor Caldas, de estímulo à produção de frutas no município”, comentou.

A Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento de Botucatu e o Escritório de Desenvolvimento Rural da CATI discutem uma parceria desde a semana passada, a qual o Subsecretário da Agricultura, Ricardo Veiga, e o Diretor Regional da CATI, Alfredo Chaguri, buscam aproximar esforços e recursos no apoio à fruticultura no município.

De acordo com Paulo Arbex, assessor de Agricultura, o encontro possibilitou o agendamento com os produtores da coleta de embalagens de agroquímicos. “O destino final das embalagens é obrigação dos produtores rurais, mas como a Prefeitura quer incentivar a coleta destas embalagens para diminuir o impacto ambiental, nós da Subsecretaria, em parceria com a CATI, disponibilizaremos caminhões para facilitar a entrega das embalagens no município de São Manuel, onde existe uma usina de reciclagem de plásticos”, explicou.

A equipe conjunta retornará à Colônia Santa Marina ainda neste mês para finalizar as visitas a todos os produtores rurais, e também para o agendamento da data de coleta de embalagens, de palestras e cursos para o ano agrícola de 2009 e 2010.