19 JAN 2009
Prefeitura discute criação da Casa dos Conselhos

O prefeito João Cury se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 19, com presidentes e representantes de Conselhos Municipais. O encontro também contou com a presença do vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Júnior, e do secretário de Descentralização e Participação Comunitária, João Carlos Figueiroa. Cerca de 20 pessoas participaram da reunião, entre elas representantes do Conselho de Usuários de Transporte Coletivo, Conselho da Saúde, Conselho Comunitário de Segurança [CONSEG], Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente [CONDEMA], Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA].

Para o prefeito, este é o momento de ouvir os Conselhos para traçar um plano de trabalho para os próximos anos. “Nosso objetivo nesse primeiro encontro é sentir a relação que os Conselhos têm para com o governo e depois definir um método de trabalho que possa fortalecer e estreitar laços entre a administração pública e esses representantes das mais diversas áreas da sociedade”, disse o prefeito.

Uma das propostas apresentadas na reunião é a criação da Casa dos Conselhos. O espaço, custeado pela Prefeitura, servirá para fortalecer os Conselhos Municipais e consolidar as atividades comunitárias. A criação da Casa dos Conselhos será coordenada pela Secretaria de Descentralização e Participação Comunitária, sob o comando do secretário João Carlos Figueiroa. “Na Casa, os diversos Conselhos e Comissões Municipais teriam um espaço com infra-estrutura para reuniões e outras ações que possibilitem o conhecimento, a interação e a troca de experiências. Com isso, os Conselhos passarão a ter mais independência nas suas decisões”, afirmou Figueiroa.

A Prefeitura e os Conselhos têm novo encontro marcado para o início de fevereiro.

[Adriana Pessoa]