14 JAN 2009
Planejamento é a palavra de ordem na Cultura

A primeira semana da nova gestão à frente da Secretaria Municipal de Cultura demonstrou que seu principal foco nesse início de governo é o planejamento. Aconteceram reuniões diárias com representantes de diversos segmentos culturais, visando a criação de uma agenda mínima para a Cultura, bem como o estabelecimento de relações mais democráticas e transparentes com as instituições culturais do município.

Foi proposto um novo formato de gestão para o Coral Municipal Cidade de Botucatu, compartilhado com a Associação de Música Vocal de Botucatu e agregando outros projetos de fomento do canto coral em nossa cidade.

Com a Orquestra Sinfônica foi acordado compromisso bilateral de construir um calendário anual de apresentações e vitalizar o movimento da Orquestra Jovem.

Ao Conselho Municipal de Cultura foi ensejada uma participação mais efetiva nas atividades de Secretaria e nessa primeira reunião já foram criadas duas comissões, uma para auxiliar o processo de reorganização do Regulamento do Teatro Municipal e outra para um apoio técnico ao PIPA – Programa de Incentivo à Produção Artístico-Cultural.

A agenda dessa semana segue no mesmo ritmo, reuniões das comissões do Conselho, avanço nos trabalhos com Orquestra, Banda e Coral e uma primeira reunião com a direção do Centro Cultural, para avaliação das relações da instituição com o poder público e estudo das possibilidades de projetos compartilhados.

“Esse foco inicial no planejamento é essencial para que a secretaria possa otimizar os recursos da pasta, tenha facilitados os processos de organização e divulgação, investindo da melhor maneira para o desenvolvimento cultural do município”, explica o secretário osni Ribeiro.