21 MAR 2024
DENGUE
Botucatu terá dois serviços de saúde para reforçar atendimento aos finais de semana
Centro Municipal de Hidratação e Centro de Saúde Escola – Vila dos Lavradores abrirão as finais de semana e feriados para pacientes com suspeita de dengue, gripe e Covid-19.
Devido a situação epidemiológica vivida pelo Município, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Saúde, deve ampliar o atendimento pessoas com suspeita e casos confirmados de dengue, gripe e Covid-19.

A partir do próximo sábado, 23 de março, tanto o Centro Municipal de Hidratação quanto o Centro de Saúde Escola – Vila dos Lavradores abrirão para atendimento 24 horas.

O Centro de Hidratação foi lançado no início de fevereiro com o objetivo de atender em retaguarda as unidades de saúde do Município, recebendo apenas pessoas com encaminhamento médico para atendimento e tratamento. Porém, devido ao aumento do número de casos de dengue, a partir deste final de semana passará a atender no sistema “portas abertas”, recebendo diretamente pessoas com suspeita da doença.

Com esta alteração, pessoas com suspeita de dengue podem procurar diretamente o Centro de Hidratação Municipal para testagem e avaliação clínica. O serviço atende na Rua João Passos, 2. 462 – Lavapés.

Já no Centro de Saúde Escola – Vila dos Lavradores abrirá a partir das 7 horas de sábado até meia noite de domingo para atender pessoas com síndrome gripal, Covid-19 e dengue. A abertura da unidade faz parte de uma parceria firmada entre Prefeitura e Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

O objetivo das duas ações é que pessoas com casos mais leves ou suspeita de síndrome gripal, Covid-19 e dengue busquem atendimento no CSE e evitem o Pronto Socorro Adulto, desafogando o atendimento no local.

As novas unidades passam a atender neste final de semana.

Saiba quais são os sintomas de dengue e quando procurar atendimento:

Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta (temperatura acima dos 38°C);
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (temperatura acima dos 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Ao primeiro sinal de qualquer um desses sintomas procure uma Unidade de Saúde!

Quais serviços de saúde disponíveis e qual devo procurar?
A Prefeitura salienta que a população pode contar com os seguintes serviços de saúde em Botucatu:

- Unidades de Saúde:
São 22 unidades de saúde funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas para atendimento simples, entre elas suspeita de síndrome gripal, Covid-19 e dengue.

- Prontos Atendimentos Noturnos:
Botucatu conta com 10 prontos Atendimentos Noturnos que atendem em retaguarda ao Pronto Socorro Adulto casos mais leves. Nestas unidades também é possível fazer testes para detecção de influza, covid-19 e dengue, além de receber atendimento médico necessário.

Os Prontos Atendimentos Noturnos funcionam de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas. Confirma os endereços dos PAs Noturnos AQUI.

- Centro de Hidratação Municipal:
Devido ao aumento do número de casos de dengue, houve a necessidade de abertura de mais um ponto de atendimento aos pacientes como forma de não sobrecarregar os serviços de saúde como as unidades e prontos-socorros.

Sendo assim, todos os dias, pessoas com suspeita de dengue podem procurar o Centro Municipal de Hidratação para testagem, avaliação clínica e atendimento médico necessário.

O serviço atende na Rua João Passos, 2.462 – Lavapés.

O atendimento será voltado para pessoas com suspeita ou dengue confirmada. Pacientes com outras queixas de saúde devem procurar as unidades de saúde ou Prontos Atendimentos Noturnos.