16 JAN 2024
DENGUE
Casos da dengue tem preocupado Sala de Situação em Botucatu
Grupo de trabalho está unindo forças para diminuir transmissão da dengue e melhorar atendimento nos serviços de saúde.
Nesta terça-feira, 16, ocorreu mais uma reunião da Sala de Situação encabeçada pela Vigilância Ambiental em Saúde e formada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Comunicação, Procuradoria, OSS Pirangi, Secretaria Estadual de Saúde, Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp e Unimed,  para discutir estratégias para combater as arboviroses, principalmente a dengue.

O número de casos de dengue tem aumentado consideravelmente neste ano em Botucatu, o que está deixando as autoridades de saúde em alerta. Até o dia 15 de janeiro, segunda-feira, Botucatu já confirmou 234 casos da doença. Em janeiro de 2023 foram confirmados apenas 5 casos no total, um aumento de quase 4.000%.

Neste encontro, os protocolos de atendimento nos serviços de saúde foram mais uma vez alinhados, para que o diagnóstico e notificação de novos casos de dengue sejam mais eficientes e colaborem com as ações dos agentes da Vigilância Ambiental em Saúde.

Além disso, todas as ações já realizadas pela Prefeitura foram mais uma vez reforçadas, como vistorias, bloqueios de criadouros e de nebulização que estão ocorrendo diariamente. Apesar de todos os esforços da Prefeitura e dos serviços de Saúde de Botucatu, o combate a dengue precisa da colaboração de toda a população!

A vistoria nos quintais, em busca de recipientes que acumulam água, é dever de seu morador.

Lembre-se que 95% dos criadouros da dengue estão na nossa casa. Ou seja, qualquer recipiente que armazene água, como: bebedouros de animais; baldes e bacias; vasos e pratos de plantas; brinquedos; ralos e calhas, podem ser um criadouro potencial para dengue. Além de eliminar a água parada, limpe e guarde bem esses objetos!

Onde o mosquito não se cria, a dengue não se espalha!