08 JAN 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Prefeitura abrirá novas inscrições para Emprega Jovem
Processo começará no dia 15 de janeiro e jovens devem levar documentação pessoalmente na Estação Ferroviária. Programa promove qualificação profissional aos jovens de baixa renda, dando oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.
Começam na próxima segunda-feira, 15, as inscrições para a segunda edição do Emprega Jovem, programa que oferece aos jovens de baixa renda oportunidade de qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho.

O Programa é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento, Relações Institucionais e Trabalho em parceria com a Secretaria de Assistência Social, que oferecerá aos jovens qualificação profissional, bolsa auxílio, além de vale-transporte com o objetivo de dar oportunidade de primeiro emprego a pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho e não tem experiência profissional.

Serão ofertadas 80 vagas de qualificação pelo Senai Botucatu para os seguintes cursos:
- Mecânico de Usinagem em Máquinas;
- Convencionais Aplicado ao Setor Aeroespacial;
- Operador de Torno CNC;
- Soldador;
- Assistente de Controle da Qualidade;
- Eletricista Instalador

Para participar o jovem precisa se enquadrar nos seguintes critérios:
 -Ter de 18 a 24 anos;
- Ter grau de escolaridade Ensino Médio completo;
- Comprovar e/ou declarar situação de desemprego involuntário não possuindo qualquer tipo de vínculo empregatício ou situação de serviço formal, comprovado mediante Carteira de Trabalho e/ou autodeclaração em instrumento próprio;
- Ter inscrição no Cadastro Único e Número de Identificação Social (NIS);
- Ser membro de família com renda mensal de até 1/2 (meio) salário-mínimo per capita (por pessoa) ou renda familiar total de 03 (três) salários-mínimos;
- Comprovar residência em Botucatu há pelo menos 01 (um) ano;

A inscrição é feita de maneira presencial na Antiga Estação Ferroviária de Botucatu (Rua Benjamin Constant, nº 161 – Vila Jahu) entre os dias 15 e 26 de janeiro das 9 às 16 horas. Neste local é necessário entregar os seguintes documentos:
- Formulário de inscrição devidamente preenchido;
- Original e cópia de RG e CPF;
- Original e cópia do Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou cópia autenticada;
- Original e cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo as páginas de identificação, foto pessoal, último contrato de trabalho acrescido da próxima página em branco ou a carteira digital completa de forma impressa;
- Cópia de comprovante de residência nominal, ou em nome de outro membro do núcleo familiar, podendo ser correspondências oficiais como conta de água, energia, telefone ou correspondente bancário, acrescido de autodeclaração de residência;
- Auto declaração de desemprego (somente para candidatos que não possuírem Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS);
- Folha resumo do Cadastro Único, com período de atualização entre Julho de 2021 a Julho de 2023, a ser solicitado junto aos CRAS do Município de Botucatu ou na Central de Cadastro Único;
- Comprovante de municipalidade: apresentar documentos declaratórios de órgão público e/ou cópia de correspondências oficiais podendo ser conta de água, energia, telefone ou correspondente bancário (residência no Município de Botucatu há pelo menos 1 ano).

A lista dos candidatos aptos será divulgada no site da Prefeitura no dia 30 de janeiro.

Confira aqui o edital completo e os formulários e certidões a serem preenchidas. CLIQUE AQUI.

Mais informações:
Secretaria de Desenvolvimento, Relações Institucionais e Trabalho