04 JAN 2024
Prefeitura de Botucatu oferecerá 15 mil castrações gratuitas em 2024
Serviço será realizado ao longo de todo o ano a partir de agendamento. População deve ficar atenta às recomendações preparatória e evitar faltas e desistências.
A Prefeitura de Botucatu, através do Setor de Castrações Gratuitas, fará um investimento importante na área de saúde animal em 2024. O ano mal começou e a Prefeitura já garantiu a contratação de 15 mil castrações para cães e gatos. O objetivo é que o serviço seja prestado através de agendamento ao longo de todo o ano.

Desde o início da Gestão do Prefeito Mário Pardini, a Prefeitura tem ampliado o investimento na Causa Animal. Em 2017 foram realizadas, através de convênios com ONGs do Município, cerca de 1.500 castrações de cães e gatos. A Prefeitura também aumentou ano a ano os atendimentos, o que resultou no crescimento expressivo, ultrapassando 30.600 procedimentos até 2023 no total. Veja o número de serviços prestados nos últimos anos.

2017 – 1.500
2018 – 2.000
2019 – 3.490
2020 – 3.884
2021 – 5.433
2022 – 7.936
2023 – 6.447

Em 2023 o número de castrações só não foi maior devido às faltas e aos tutores não cumprirem as orientações dos médicos veterinários para a realização do procedimento. Ou seja, a Prefeitura conseguiu executar apenas 6.447 das 10 mil castrações contratadas porque muitos tutores agendavam o procedimento e não compareciam ou não seguiam recomendações básicas, como manter o animal em jejum, o que não permitia a realização do procedimento, levando ao cancelamento.

Para alcançar a meta de castrar 15 mil animais gratuitamente em 2024, a Prefeitura pede a colaboração da população, principalmente dos tutores de cães e gatos.

O primeiro passo é preencher corretamente o formulário de cadastro disponível AQUI. O preenchimento preciso das informações garante que a equipe da Prefeitura localize o tutor, oriente sobre os procedimentos pré-cirúrgicos e agende a castração.

Os procedimentos pré-operatórios são essenciais para o sucesso da castração e o bem-estar do cão ou do gato, por tanto, o tutor deve seguir todas as orientações. E, o mais importante, é que o tutor não falte ao agendamento.

Atenção: podem ser castrados cães e gatos a partir dos 5 meses.

Os interessados em castrar seus animais podem enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (14) 98177-1581, pelo telefone fixo 3811-4932 ou acessar a página do Canil Municipal [AQUI] e preencher o formulário de cadastro para castração de cães e gatos.

Caso já tenha feito cadastro anteriormente, não há necessidade de fazer novamente. A equipe reforça que o cadastro deve ser feito apenas por meio do formulário.