19 DEZ 2023
Botucatu teve um ano cultural recheado de atrações e realizações
Os eventos culturais em sua maioria são gratuitos, reafirmando o compromisso com a comunidade botucatuense.

Botucatu é uma cidade privilegiada quando se trata de entretenimento, tanto para o público adulto quanto infantil. A população pode dispor, através da Secretaria Municipal de Cultura, de teatro, biblioteca, museu, espaço cultural entre outros, e em sua maioria com eventos gratuitos.

Neste ano de 2023, o Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci proporcionou muitos momentos de alegria, descontração, aprendizado e para todos os públicos; foram quase 150 atrações, em sua maioria gratuitas, reafirmando o compromisso com a comunidade botucatuense.

Atrações para todos os gostos, como os clássicos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal, passando pela descontração da Banda Sinfônica Municipal e da Orquestra Jovem Municipal e OFIBB - Orquestra Filarmônica do IBB UNESP.

Através do PROAC, Botucatu recebeu várias peças teatrais com artistas de renomes nacionais, como "Parabéns Sr. Presidente In Concert" com Claudia Ohana interpretando Maria Callas e Juliana Knust como Marilyn Monroe, como também com cerca de 15 atrações no Festival de Inverno de 2023, mesclado com apresentações de artistas locais.

O Teatro recebeu ainda inúmeras apresentações teatrais para o publico infantil totalmente gratuitas, muitas delas direcionadas aos alunos da Rede Municipal, além de Festival de Mágica, apresentações de dança e de músicos consagrados.

O Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi (MuHP), localizado no Espaço Cultural, em 2023 recebeu turmas escolares, dos mais diversos níveis e idades, de várias escolas da cidade. Essas visitas fomentam a curiosidade e o cuidado com a história e o patrimônio.

Além das visitas ao museu, o MuHP também recebe historiadores e pesquisadores atrás de material para trabalhos e/ou escrita de livros,visita de alguns populares em busca de reportagens jornalísticas, fotos ou documentos.

Neste ano, a Secretaria de Cultura obteve uma grande vitória ao ter o projeto “MuHP - um bom começo” proposto no edital 34/2023 da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o PROAC aprovado. O Projeto prevê a catalogação das doações recentes feitas para o MuHP - Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, e pretende contemplar o museu e a equipe da cultura, com oficinas sobre acervo e higienização, e doação dos equipamentos para a Secretaria após finalizado o projeto. Também será realizada uma exposição criada a partir desses objetos.

Em 2023,os frequentadores do Museu puderam prestigiar a 17ª Primavera dos Museus – 2023. Um evento que celebrou a riqueza cultural de nossa sociedade e convidou a todos para explorar o incrível patrimônio que nossos museus têm a oferecer. O MuHP tratou o tema: “Fragmentos da história indígena”, em forma de exposição virtual, e contou um pouco da história do povo indígena, através de objetos pertencentes ao acervo do museu.

O Espaço Cultural ainda oferece à população botucatuense exposições dos mais variados temas e um espaço para piqueniques onde as famílias podem passar momentos de descontração. O Espaço Cultural também foi a casa do Circo Illusion durante o mês de julho. No ano de 2023, as sextas-feiras foram mais agitadas com o Grupo Batalha da 014, que realizou 11 encontros com batalhas de rimas, saraus, slam. Há décadas, sempre aos sábados pela manhã ocorre a Feira Orgânica. Além de todas as atrações, o Espaço conta ainda com a Biblioteca Municipal.

Neste ano de 2023, a Biblioteca Municipal Emilio Pedutti adquiriu 110 novos livros e mais de 1.000 foram doados. A coordenação da Biblioteca este ano iniciou a ação de conscientização da devolução dos livros emprestados pelos frequentadores e foram resgatados mais de 200 exemplares.

Entre as atividades na Biblioteca, no mês de julho foi realizado o tradicional Piquenique com a presença de mais de 400 pessoas. Também foi realizada a 15ª Viagem Literária com a circulação expressiva de pessoas pelo espaço diariamente, sem contar com a presença de mais de 600 alunos das redes de ensino pública e privada, que participaram das visitas guiadas e das atividades na brinquedoteca.

Em 2023 foi retomado o Projeto Livro Livre em parceria com o Senac, com a instalação de 06 casinhas que estão estimulando a leitura nos pontos de ônibus e espaços públicos.

Além de todos os espaços geridos pela Secretaria de Cultura, como Teatro, Biblioteca e Museu, Botucatu conta ainda com a Pinacoteca/Galeria Fórum das Artes e MAC, onde são realizados eventos da Secretaria de Cultura, como também apoiados pela Secretaria.

Entre os inúmeros eventos realizados nos espaços, destaque para as mais diversas exposições de artistas renomados e locais, aulas do Projeto Guri, audições com a O.S Santa Marcelina, para compor o Grupo de Coro do Projeto Guri de Botucatu, palestras, Workshops, laboratório teatral, oficinas, conferências, apresentações musicais do Pólo Guri e apresentações do Grupo de Coro do Projeto Guri de Botucatu.

De acordo com Cristina Cury, Secretária Municipal de Cultura, este ano de 2023 foi repleto de grandes realizações, muito trabalho e dedicação envolvidos, e que o ano de 2024, traz ainda muito mais. “Trabalhamos no projeto de reforma do Cine Teatro Nelli, importante espaço de arte, cultura e entretenimento da nossa cidade. Esperamos que em breve tenhamos boas novas!”, concluiu a Secretária.