25 OUT 2023
COMUNICAÇÃO
ZELADORIA
Botucatu contra a Dengue: Prefeitura fará ação de limpeza no Jardim Iolanda e Monte Mor
Atividade faz parte do combate ao Aedes aegypti para diminuir a transmissão da dengue.
No próximo sábado, 28, a Prefeitura Municipal realizará uma ação de Cata Treco contra o Aedes aegypti nos bairros Jardim Iolanda e Monte Mor, região Norte de Botucatu. A ação faz parte do “Botucatu contra a Dengue”, uma frente de trabalho que reúne diversas Secretarias em atividades de combate e prevenção a casos da doença na Cidade.

Das 8 às 12 horas, as equipes de Zeladoria e Infraestrutura, com auxílio dos atiradores do Tiro de Guerra de Botucatu, irão recolher materiais descartados pela população do Jardim Iolanda e Monte Mor.

Os moradores que quiserem descartar materiais devem colocar os objetos na calçada até às 8 horas da manhã de sábado, 28 de outubro. Não serão recolhidos restos de construção civil, material orgânico, como lixo doméstico, e material vegetal, como galhos de árvores.

A intensificação do trabalho se faz necessário devido ao início do período chuvoso, quando os casos da doença tendem a aumentar.

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) também realizará as ações, desde vistoria de imóveis, orientação da população e nebulização, e a Secretaria de Zeladoria irá fiscalizar e notificar os proprietários de terrenos sujos.

Em 2023, Botucatu já registrou 236 casos de dengue, número considerado baixo se comparado a cidades da região. Porém, a transmissão da doença tem aumentado no Município nos últimos meses. Por exemplo, comparando o mês de setembro de 2022 a setembro de 2023, Botucatu teve um aumento de 100% no número de casos confirmados de dengue.

O “Botucatu contra a dengue” é uma união das Secretarias de Saúde, Zeladoria, Infraestrutura e Participação Popular e Comunicação para ampliar as ações de prevenção e eliminação de criadouros do Aedes aegypti.