18 OUT 2023
INFRAESTRUTURA
PARTICIPAÇÃO POPULAR
ZELADORIA
Botucatu contra a Dengue: Prefeitura intensificará ações de combate ao Aedes aegypti
Transmissão da doença tende a aumentar com início do período chuvoso.
A Prefeitura Municipal está lançando nesta semana a ação “Botucatu contra a Dengue”, uma frente de trabalho que reúne diversas Secretarias em atividades de combate e prevenção a casos da doença na Cidade. A intensificação do trabalho se faz necessário devido ao início do período chuvoso, quando os casos da doença tendem a aumentar.

Botucatu já registrou 236 casos de dengue ao longo de 2023, número considerado baixo se comparado a cidades da região. Porém, a transmissão da doença tem aumentado no Município nos últimos meses. Por exemplo, comparando o mês de setembro de 2022 a setembro de 2023, Botucatu teve um aumento de 100% no número de casos confirmados de dengue.

Sendo assim, as Secretarias de Saúde, Zeladoria, Infraestrutura e Participação Popular e Comunicação estão se unindo para ampliar as ações de prevenção e eliminação de criadouros do Aedes aegypti.

Além de intensificar as ações da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), desde vistoria de imóveis, orientação da população e nebulização, a Secretaria de Zeladoria irá fiscalizar e notificar os proprietários de terrenos sujos ao longo desta semana. Também a Prefeitura promoverá ações de recolhimento de materiais inservíveis e que possam acumular água através de ações de Cata Treco.

A primeira região a receber a atividade será o Distrito de Vitoriana, onde foram registrados 16 casos de dengue nas últimas duas semanas.

No próximo sábado, 21 de outubro, as equipes de Zeladoria e Infraestrutura, com auxílio dos atiradores do Tiro de Guerra de Botucatu, irão recolher materiais descartados pela população pelo Distrito de Vitoriana.

Toda a ação ocorrerá das 8 às 12 horas.

Os moradores que quiserem descartar materiais devem colocar os objetos na calçada até às 8 horas da manhã de sábado, 21 de outubro. Não serão recolhidos restos de construção civil, material orgânico, como lixo doméstico, e material vegetal, como galhos de árvores.

A próxima ação será no dia 28 de outubro, nos bairros Monte Mor e Jardim Iolanda, conforme levantamento da Vigilância Ambiental em Saúde. A equipe de Zeladoria, a partir desta semana, irá fiscalizar e notificar os proprietários de terrenos sujos para que façam a limpeza.

Cuidados contra a dengue

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) alerta toda população para continuar adotando os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A oferta de recipientes em condições de acumular água parada, somados ao calor intenso e chuvas frequentes, tem mantido um índice de infestação de mosquitos capaz de sustentar a transmissão da dengue.

Por isso, separe 15 minutos por semana para vistoria seu quintal e eliminar possíveis criadouros.

Saiba como proteger sua casa e evitar a dengue:

Banheiros:
Vaso Sanitário: Manter tampado. Na falta de tampa, usar um saco de lixo, prendendo-o com fita adesiva, se estiver sem uso.
Ralos: Verificar os ralos, no Box, chão e sob o lavatório. Mantê-los tampados se estiver sem uso. Utilizar plástico, caso não sejam do tipo abre-fecha para evitar a criação de mosquitos.
Caixas de descarga: Verificar as caixas de descarga, tendo cuidado especial com a tampa. Em caso de falta da tampa, vedar com plástico e fita adesiva.

Área de Serviço:
Tanque: Verificar a ocorrência de vazamentos que possam acumular água. Eliminar o vazamento e manter o ralo tampado com tampa própria se estiver sem uso.
Outros tipos de recipientes: Verificar a presença de baldes, latas, potes. Mantê-los secos e emborcados para não acumularem água da chuva. Caso sejam inservíveis, colocá-los para a coleta pública.
Pia: Verificar se tem vazamentos que possam acumular água no interior da pia ou sobre a pedra. Eliminar o vazamento e manter o ralo vedado.
Ralos no chão: Verificar os ralos, inclusive sob a pia e tampá-los com plástico, caso não sejam do tipo abre e fecha.
Bandeja externa de geladeira: Verificar se há acúmulo de água, limpar e manter seca.
Filtros de água e outros recipientes com água: Verificar os filtros de água mineral, eliminar a água acumulada no suporte para o copo e manter o recipiente seco. As talhas de água e moringas devem ser mantidas tampadas. Os bebedouros de animais devem ser higienizados com bucha e sabão, uma vez por semana.
Vazamentos: Verificar a presença de vazamentos junto a qualquer fonte de água e eliminá-los.

Quintal:
Garrafas: Eliminar a água e mantê-las emborcadas. Se forem descartáveis, colocar para coleta.
Calhas e lajes: Caso não seja possível verificar se acumulam água, procurar identificar sinais de umidade. Em caso afirmativo, providenciar a resolução do problema.
Vasos de Plantas: Verificar a presença de vasos, pratos sob o vaso, pingadeiras etc., com ou em condições de acumular água. Eliminar os pratos ou pingadeiras.
Caixas d’água: Verificar a condição das tampas. Solicitar a reposição daquelas ausentes ou quebradas. Evitar tampas improvisadas (telhas de amianto, tábuas, etc.). Estas devem ser removidas e substituídas por tampa própria ou tela para vedação.
Fontes ornamentais, piscinas: Verificar a presença de organismos vivos dentro da água. Podem ser larvas de mosquitos. Solicitar a visita do controle de vetores municipal.
Recipiente Natural (ocos de árvores, oco de bambu, bromélias e outros): Providenciar a eliminação de água acumulada. No caso de bromélias usar mangueira com esguicho uma vez por semana.
Outros tipos de recipientes: Verificar a presença de latas, potes, restos de construção ou de pintura. Eliminar a água acumulada e colocá-los para a coleta pública ou providenciar sua remoção.

Em caso de dúvidas entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde através do telefone (14) 3811-1609 ou WhatsApp (14) 98177-1905.