24 AGO 2023
Saúde oferece mamografias gratuitas para mulheres acima do 40 anos
Exame deve ser agendado em uma unidade de saúde e é destinado a mulheres que realizaram mamografia há mais de 1 ano.
A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, está antecipando a campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. O agendamento do exame deve ser realizado previamente em uma unidade de saúde mais próxima da residência da paciente.

Os exames serão oferecidos de agosto até o final de outubro, exclusivamente para mulheres residentes em Botucatu, acima dos 40 anos e que realizaram a mamografia há mais de um ano.

A mamografia é um exame realizado nas mamas e que fornece imagens capazes de identificar precocemente câncer, antes mesmo que a mulher tenha sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia anual gratuita é oferecida a mulheres acima dos 50 anos, porém, em Botucatu, o exame é destinado a mulheres a partir dos 40 para prevenção.

No dia do exame é necessária à apresentação de documento de identidade e do cartão do SUS com endereço atualizado. As mamografias gratuitas são oferecidas exclusivamente para moradoras de Botucatu.

Após a realização do exame, os laudos serão encaminhados direto às unidades de saúde, onde as pacientes poderão verificar o resultado. Caso haja alguma alteração ou suspeita de câncer de mama, a paciente será devidamente encaminhada para realizar exames complementares e o devido tratamento.

O agendamento deve ser realizado previamente na Unidade de Saúde mais próxima da casa da paciente.

Serviço:
Secretaria Municipal de Saúde