02 AGO 2023
Cozinha Piloto recebe melhorias e novos equipamentos para segundo semestre
Educação aproveitou período de recesso escolar para fazer reformas estruturais e melhorias que irão beneficiar os alunos botucatuenses.
Já imaginou uma cozinha preparando diariamente mais de 25 mil refeições? Essa é a rotina da Cozinha Piloto de Botucatu, administrada pela Secretaria Municipal de Educação e que tem como atribuição preparar de segunda a sexta-feira a alimentação dos alunos da rede de ensino municipal, estadual e de projetos sociais de Botucatu.

E para que cada prato seja servido com muito carinho e sabor, a Cozinha Piloto recebeu uma série de melhorias durante o período do recesso escolar de julho. A principal foi feita dentro da cozinha, com a reforma do forro e piso, pintura das paredes, a instalação de um forno e grelhas novos e a reforma de 5 panelas, além da aquisição de mais 3 novas.

Outra alteração importante foi à adoção de uma nova rotina de processamento de alimentos. Com as melhorias estruturais, a cozinha ganhou uma nova gestão de fluxo para a entrada dos alimentos crus e a saída das refeições prontas, melhorando também a qualidade da comida oferecida aos alunos.

As reformas na Cozinha Piloto continuam para a adequação do refeitório dos funcionários, salas administrativas e almoxarifados.

Novidades no cardápio

Desde o início do ano letivo de 2023, Prefeitura de Botucatu tem realizado melhorias no cardápio oferecido pela merenda escolar para as crianças da rede municipal de ensino. Em busca de balancear as refeições e oferecer variedade, foi introduzido o peixe como mais uma opção de proteína.

Antes de incorporar esta opção no cardápio, a equipe da Cozinha Piloto realizou um teste, oferecendo peixe aos alunos de uma escola de tempo integral e a aceitação dos alunos foi de 99%. A partir deste resultado, o produto passou a fazer parte do cardápio da merenda escolar.

Além de peixe, as crianças também como opção de proteína carne bovina, suína, de frango e de soja, buscando o equilíbrio nutricional adequado.  E todos os pratos passam por testes constantes para verificar a aceitabilidade dos cardápios.

Outras novidades deste ano são o retorno do strogonoff com batata palha e
a diversidade de frutas que são oferecidas como sobremesas. A Cozinha Piloto envia até cinco variedades por semana para as crianças.