14 JUL 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Iniciativa da Prefeitura, Ciesp, Senai, “Emprega Jovem” é aprovado na Câmara Municipal de Botucatu
Prefeitura de Botucatu vai subsidiar curso que será oferecido pelo Senai em área apontada por estudo do CIESP.
Primeira oportunidade de emprego batendo na porta dos jovens de Botucatu. Esse é o principal objetivo do Programa “Emprega Jovem”, iniciativa da parceria entre Prefeitura de Botucatu, Ciesp e Senai, endossada e aprovada pela Câmara dos Vereadores nesta quinta-feira, 13, de forma unânime.

O Projeto de Lei 86/2023 oficializa o programa que tem caráter social e capacitará jovens para a inserção no mercado de trabalho, além de estabelecer políticas e ações de geração de trabalho e renda.

A Prefeitura de Botucatu vai subsidiar um curso, que será oferecido pelo Senai Botucatu. A capacitação será na área de metalmecânica, apontada por um estudo do mercado de trabalho local, feito pelo Ciesp, como a que concentra a principal demanda por mão de obra qualificada.

Passados por processo de chamamento público, de forma transparente, o que evita ingerência política de indicação, os selecionados serão inscritos para os cursos e terão ajuda de custo de R$500,00 durante os meses de capacitação e ainda terão direito a transporte público gratuito e seguro de vida. A princípio serão abertas 80 vagas para o projeto, podendo estas ser triplicadas num futuro próximo.

“Essa iniciativa, idealizada pela Prefeitura de Botucatu, veio pra ficar, sendo legado para a juventude e para um futuro promissor”, declarou Junot de Lara Carvalho, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Trabalho de Botucatu.

Representantes de indústrias associadas ao Ciesp – Regional Botucatu, assinaram um Termo de Compromisso de Apoio ao Programa Emprega Jovem, se comprometendo, na medida do possível e da necessidade das suas empresas, a incluírem em seus respectivos processos seletivos os jovens oriundos da iniciativa.

“Hoje é um dia de festa, de conquista para a indústria de Botucatu, para nossos jovens que agora terão esse impulso a mais para iniciarem suas carreiras profissionais, qualificados e prontos para girarem a máquina do desenvolvimento econômico da nossa Cidade. Nossa gratidão à Prefeitura, Senai, Câmara e indústrias associadas por essa iniciativa histórica”, afirmou Patrícia Dias, diretora titular do Ciesp, que participou da sessão extraordinária da Câmara de Botucatu, na manhã desta quinta-feira, 13.