08 MAI 2023
Escolas públicas serão monitoradas pela Muralha Virtual
Instalação de câmeras irá auxiliar na proteção da comunidade escolar e prédios públicos.
A Prefeitura de Botucatu dá mais um passo importante para ampliar as políticas públicas de segurança nas escolas de Botucatu. Nesta segunda-feira, 08, foi assinado o aditamento de contrato com o consórcio de empresas que administra o sistema da Muralha Virtual para a instalação de mais 40 câmeras do tipo PTZ em frente escolas públicas da Cidade.

Estas câmeras permitirão o monitoramento principalmente da área externa de escolas e também das vias públicas, complementando as ações de proteção em fase de implantação, como a presença de um guarda civil municipal em cada unidade escolar.

A câmera do modelo PTZ tem capacidade de monitoramento 360º, com longo alcance e funcionamento 24 horas por dia. As imagens produzidas por esses equipamentos serão monitoradas pelo Centro de Operações Integradas da Muralha Virtual, agilizando o atendimento em caso de necessidade.

Atualmente, a Cidade conta com 10 câmeras PTZ monitorando as principais praças de Botucatu. Com o aditivo de contrato, serão 50 câmeras deste tipo em operação simultânea.

A instalação dos equipamentos começará em 15 dias e serão contempladas escolas com grande número de alunos matriculados, para ampliar as ações de segurança pública.

Grupamento Escolar Comunitário

Na última semana, o Prefeito Mário Pardini assinou um Decreto que institui o Grupamento Escolar Comunitário, vinculado a Guarda Civil Municipal de Botucatu.

O grupamento será um instrumento de segurança e prevenção nas instituições públicas de ensino de Botucatu, com ênfase no atendimento às crianças e aos adolescentes. Ou seja, cada escola pública de Botucatu passar a contar com um guarda civil municipal para atender os alunos e comunidade escolar.

Serão contratados 75 novos guardas municipais, dobrando o número de agentes no Município. Deste total, 21 já iniciaram os treinamentos. O Grupamento Comunitário Escolar iniciará suas atividades no início do ano letivo de 2024, quando todos os guardas estarão treinados e capacitados para desenvolver a nova função.