04 MAI 2023
SEGURANÇA
Botucatu cria Grupamento Comunitário Escolar
Objetivo do Grupamento é que cada escola pública de Botucatu passe a ter um guarda civil municipal a partir do próximo ano.
O Prefeito Mário Pardini assinou nesta quinta-feira, 04, o Decreto que institui o Grupamento Escolar Comunitário, vinculado a Guarda Civil Municipal de Botucatu.

De acordo com o documento, o grupamento será um instrumento de segurança e prevenção nas instituições públicas de ensino de Botucatu, com ênfase no atendimento às crianças e aos adolescentes. Ou seja, cada escola pública de Botucatu passar a contar com um guarda civil municipal para atender os alunos e comunidade escolar.

Para compor o novo grupamento serão contratados 75 novos guardas municipais, dobrando o número de agentes no Município. Com isso, a Cidade passa a contar com um GCM a cada mil habitantes.

Dos 75 novos guardas, 21 já foram convocados do concurso público vigente e iniciaram os treinamentos nesta quinta-feira, 04. A previsão é que a capacitação ocorra no prazo de quatro meses, quando os agentes estarão aptos a iniciar o trabalho em campo.

Para a contratação dos 54 demais, a Prefeitura enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei solicitando a autorização para ampliar o número de guardas municipais. Estes GCMs deverão ser chamados no segundo semestre de 2023, quando também começarão a capacitação para compor o Grupamento.

O Grupamento Comunitário Escolar iniciará suas atividades no início do ano letivo de 2024, quando todos os guardas estarão treinados e capacitados para desenvolver a nova função.