04 MAI 2023
Vigilância Ambiental em Saúde fará pulverização de larvicida biológico no Jardim Santa Eliza
A pulverização do larvicida é uma ação complementar e tem por objetivo atingir locais de difícil acesso, onde há possíveis criadouros do mosquito.

Nesta sexta-feira, 05, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) fará a pulverização de larvicida biológico nos quarteirões onde se concentram casos de dengue autóctones (contraídos no município), no Jardim Santa Eliza, região leste. O produto será pulverizado através de um mini gerador de aerossol que é acoplado em um veículo. A ação terá início às 7h15 com término previsto às 8 horas.

A VAS vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com visitas casa a casa e aplicação de inseticida. A pulverização do larvicida biológico (BTI) é uma ação complementar e tem por objetivo atingir locais de difícil acesso, onde há possíveis criadouros do mosquito.

Segundo Valdinei Campanucci, Coordenador de Programas de Saúde, este produto não é um veneno, portanto, não agride o meio ambiente, a saúde da população e dos animais, agindo apenas nas larvas do mosquito Aedes aegypti, em criadouros inacessíveis aos agentes de combate as endemias.

“Os agentes de combate as endemias são profissionais capacitados que identificam recipientes existentes que podem se tornar criadouros de mosquitos e intervêm de maneira oportuna para barrar a proliferação do mosquito. Portanto, é muito importante que os moradores recebam a visita destes profissionais e coloquem em prática todas as orientações recebidas para tornar o ambiente impróprio à proliferação do Aedes aegypti”, informou Valdinei.

“É um erro acreditar que os criadouros do mosquito Aedes aegypti se resumem a materiais jogados nos terrenos baldios, na beira dos rios, entre outros locais. Na verdade, 80% dos criadouros estão nas residências; são as calhas e canaletas com mau escoamento d’água, ralos internos e externos, pratos de plantas, brinquedos e outros objetos mal armazenados que acumulam água da chuva, bebedouros de consumo animal, entre outros materiais com água parada que não recebem manutenção adequada. No mês de março, 7,3% dos imóveis visitados estavam com larvas de mosquito", concluiu Valdinei Campanucci.

Em 2023 foram confirmados 111 casos de dengue.

Mais informações:

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores