20 ABR 2023
Secretaria de Cultura realiza Pré-Conferência Municipal de Cultura
A Conferência Municipal de Cultura está prevista para ser realizada no primeiro semestre deste ano.

A Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Cultural, realizam nos dias 24 e 26 de abril, no auditório da Pinacoteca Fórum das Artes, a Pré-Conferência Municipal de Cultura de Botucatu.

O evento, que será realizado em duas etapas a partir das 19 horas, tem como objetivo reunir agentes culturais, artistas, artesãos, agentes de cultura popular, profissionais e técnicos do audiovisual, músicos e a comunidade interessada em arte e cultura, para elaborar propostas de políticas públicas e incluí-las na gestão pública cultural do município, especialmente com oitivas para a elaboração do plano de ação a ser inscrito na Lei Paulo Gustavo.

Durante os dois dias, serão apresentados e discutidos os assuntos pertinentes à Lei Paulo Gustavo e ao Sistema Municipal De Cultura. Posteriormente, grupos de trabalho (GTs) irão debater a implantação da Lei Paulo Gustavo em Botucatu, visando uma primeira sistematização de propostas para orientar o plano de ação e demais editais de fomento municipais.

As questões debatidas e levantadas em cada uma das pré-conferências devem pautar a elaboração do plano de ação do município para a aplicação da Lei Paulo Gustavo, mas também nortear a realização da Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano. Elas também servirão para orientar sobre o processo de eleição dos representantes da sociedade civil para a gestão 2023-2025 do Conselho Municipal de Cultura e para a Delegação que irá representar o município nas Conferências Estadual e Nacional.

De acordo com Cris Cury, Secretaria Municipal de Cultura,  a participação da classe artística é indispensável. “Nós queremos ouvir todas as pessoas que trabalham com arte e cultura, que tenham ideias e vontade de colaborar para a elaboração e construção de políticas públicas culturais para o Município de Botucatu”, comentou.

“A Pré-Conferência e Conferência Municipal de Cultura são importantes instrumentos que viabilizam a construção coletiva de políticas públicas eficientes, que garantam a valorização dos fazedores de arte e cultura no Município, de seus produtos finais e da população”, concluiu Cris Cury.

Serviço:

Pré-Conferência Municipal de Cultura

Local: Pinacoteca Fórum das Artes

(Rua General Telles, 1040, Centro, Botucatu)