05 ABR 2023
1964 visualizações
Campanha de Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira, 10
Unidades de saúde abrirão em horário especial na próxima semana para atender a demanda. Além da vacina contra a gripe, Saúde continua ação para vacinação contra a Covid-19 com doses bivalentes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu começará na próxima segunda-feira, 10 de abril, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza).

A novidade neste ano é que a Campanha não será por etapas. Todos os grupos prioritários já podem se imunizar no período de 10 de abril a 31 de maio. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, por isso a população alvo para a vacinação é:

- pessoas com 60 anos ou mais;

- crianças a partir dos 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias;

- gestantes;

- puérperas;

- povos indígenas;

- professores e profissionais da saúde;

- além de pessoas com comorbidades e portadoras de deficiência.

No município de Botucatu, a população a ser vacinada é de 61.316 pessoas, sendo 10.1972 crianças, 1.205 gestantes, 198 puérperas, 9.751 trabalhadores da saúde, 26.391 idosos (acima de 60 anos), 6.326 pessoas com comorbidades, 2.531 professores e 4.517 pessoas portadoras de deficiência. A meta é que 90% do público alvo seja imunizado em 2023. No ano passado, apenas 62% receberam a dose contra a influenza.

Para se vacinar, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde, levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto (CPF). No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas.

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do município, além da Sala de Vacinação Noturna, que fica no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores.

Além da vacina contra a Influenza, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a Covid-19 Bivalente, também estarão disponíveis nas Unidades de Saúde.

Horário especial

Nos dias 10, 11 e 12 de abril todas as unidades de saúde estarão abertas em horário especial, das 7 às 19 horas, para Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza).

No demais dias, os postos de saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e a Sala de Vacinação Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola (Vila Rua Gaspar Ricardo, 181 - Vila dos Lavradores), das 18 às 21 horas.

Vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde ressalta que continua imunizando contra a Covid-19 com a vacina bivalente. Recentemente foi adicionado ao grupo portadores de comorbidades com 12 anos ou mais.

A dose de reforço com o imunizante está liberada, de acordo com determinação do Ministério da Saúde, para pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Para se imunizar, a pessoa deve ter tomado pelo menos duas doses da vacina contra Covid-19 há mais de 4 meses e não estar com sintomas gripais. Para imunização, é necessário apresentar carteirinha de vacinação e documento com foto.

Informações:

Secretária Municipal de Saúde