02 MAR 2023
Escola municipal do Cambuí é premiada por Projeto de preservação ambiental
O projeto contou com a participação de cerca de 300 escolas do estado de São Paulo.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Prof. Leonor Bicudo Vizzenzotto, no Jardim Cambuí, ficou em terceiro lugar no projeto “Coletar para Transformar”, realizado em parceria com a Empresa ADN Metodologia em 2022.

O projeto teve a participação de cerca de 300 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. A escola Leonor, com uma classe de alunos do 2º ano, foi classificada em terceiro lugar com a arrecadação de 863 litros de óleo usado e foi premiada com uma Caixa de Som Amplificadora para a escola e jogos pedagógicos para serem utilizados por todos os professores nas salas de aula com os alunos.

A Secretaria Municipal de Educação participou do projeto com três escolas: Leonor Bicudo Vizzenzotto, Antenor Serra e Dirce Aparecida Sartori Silveira. Juntas, as escolas arrecadaram 1.004 litros de óleo usado.

O projeto “Coletar para transformar” tem por finalidade disseminar a conscientização ambiental nas escolas através da educação ambiental, com atividades e brincadeiras lúdicas , com o intuito das crianças aprenderem brincando a importância de destinar corretamente os resíduos.

O projeto é realizado no período de fevereiro a outubro e ao decorrer do ano, as escolas fomentam a educação ambiental das crianças com material preparados pela equipe do projeto, que contém dinâmicas, vídeos educativos e atividades com tema ambiental.

A premiação é realizada ao final do projeto, após a contabilização da quantidade de óleo coletado por cada escola, cada litro corresponde a um ponto. Os três pontos de coleta que mais arrecadarem são premiados com: um projetor para o primeiro colcado, um notebook para o segundo colocado e uma caixa de som amplificadora para o terceiro colocado.

“Este projeto vem promover a educação ambiental para as nossas crianças, desde os mais novinhos, ensinando a fazer o descarte de óleo de cozinha de modo correto, que por sua vez acabam também conscientizando os pais, lembrando-os o que aprenderam na escola”, comentou Andréia Destro, gestora da escola Leonor Bicudo Vizzenzotto.