23 FEV 2023
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Conselho Municipal de Segurança Alimentar realizará Banquetaço na Praça do Bosque na segunda-feira, 27
O evento, que será realizado na Praça Emílio Peduti (Bosque), é aberto a toda a população com a distribuição gratuita de pães, hortifruti, temperos e adubo orgânico.

Na próxima segunda-feira, 27, das 11 às 13 horas, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN) realiza um momento de alimentação chamado de Banquetaço para chamar a atenção para a importância do acesso da população à alimentação de qualidade.

O evento, a nível nacional, tem por objetivo comemorar a volta do Consea na segunda-feira, 27 de fevereiro, véspera da posse dos conselheiros e conselheiras em todo o país, cujo tema é Banquetaço 2023 | O CONSEA VOLTOU! | Um prato cheio de justiça social.

Banquetaço

Banquetaço é um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada, para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. Por meio de banquetes públicos e intervenções, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo e na cidade - promovendo debates e agendas que envolvem os diversos atores dessa ampla cadeia: quem planta e colhe cuidando do meio ambiente e produzindo comida, quem cozinha, quem pesquisa e todos os que agem social, econômica e politicamente nessa relação com os alimentos.  Banquetaço é uma ferramenta de ação política em prol da Soberania e Segurança Alimentar Nutricional (SSAN) para toda a população.

Depois de muita luta e resistência de pessoas que se importam realmente em estancar a fome e em criar soluções para os problemas relacionados à insegurança alimentar e nutricional, este mês de fevereiro de 2023 marca a retomada do Consea (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) nacional e suas unidades espalhadas por todos os estados do Brasil.

Em Botucatu foi realizado em 2019 o Banquetaço que solicitava o retorno do CONSEA Nacional essa atividade ocorreu por todo Brasil, foram 17 estados e 40 cidades que participaram desse momento.

Além dessas, outras atividades foram realizadas nos diversos estados como marmitaços, comidaços, debates, discussões, atividades culturais e artísticas.

Para mais informações do Banquetaço 2023 acessar o Instagram @coletivobanquetaço nosso, e-mail  conselhosan.botucatu@gmail.com, ou o whatsapp (14) 99721-7103 / (14) 99118-0133.

Mais informações:

Banquetaço

Local: Praça Emilio Pedutti (Praça do Bosque)