22 FEV 2023
Conselheiros da Saúde Municipal participam da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental
Botucatu elegeu dois delegados e um suplente para a fase estadual.

No período de 13 a 15 de fevereiro, na cidade de Águas de Lindoia (SP), foi realizada a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental. O evento contou com a presença do diretor-executivo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Sergio Okane, da diretora do COSEMS/SP, Clara Carvalho, delegados dos Conselhos Municipais de Saúde e representantes dos usuários.

Botucatu esteve presente na Conferência, com os delegados eleitos do Conselho Municipal de Saúde: Dora Martins dos Santos, Fabio Eduardo de Souza Mena, Fernanda Raquel Confetti Labanca, Letícia de Moraes Oliveira, Marcio Pinheiro Machado e Ana Carolina Piragino Mazzei.

Durante os três dias de encontro foram debatidas e votadas as diretrizes estaduais, com perspectivas de políticas públicas para o estado, além das diretrizes nacionais e eleições dos delegados que representarão o Estado de São Paulo na Conferência Nacional, que será realizada de 16 a 19 de Maio de 2013.

Botucatu marcará presença na Conferência Nacional com a eleição de dois delegados e um suplente: Marcio Pinheiro Machado e Dora Martins dos Santos como delegados e a Suplente Fernanda Raquel Confetti Labanca.

A Conferência Nacional da Saúde Mental 2023 tem como tema  “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS,” e eixo principal, “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

A conferência está dividida em quatro subtemas: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.