16 FEV 2023
Senar realiza curso de processamento de carne de peixes a ribeirinhos
O curso vai ensinar a transformar a carne de peixes em embutidos, salgados, curados, carne fresca temperada e defumados, por meio de técnicas artesanais para consumo familiar.
A capacitação como ferramenta de transformação, geração de renda, preservação ambiental e fomento ao Turismo. Os moradores de Botucatu que residem em áreas rurais banhadas pelo Tietê - Porto Said, Rio Bonito e Mina, poderão participar de um curso que ensina a processar carne de peixe para comércio e consumo. O treinamento será promovido pelo Sindicato Rural de Botucatu, com apoio da Secretaria Adjunta de Turismo, nos próximos dias 1 e 2 de março, das 8h30 às 17 horas, na Associação dos Trabalhadores e Funcionários da Prefeitura Municipal de Botucatu, no Porto Said.

O curso tem como objetivo geral ensinar a transformar a carne de peixes em embutidos, salgados, curados, carne fresca temperada e defumados, por meio de técnicas artesanais para consumo familiar. A duração é de 16 horas com número máximo de 20 participantes. O projeto tem como público-alvo produtores, trabalhadores e familiares. O interessado deve ser alfabetizado, ter condições físicas e mentais para desenvolver a atividade e idade mínima de 16 anos.

Serão abordados temas, como prevenção de acidentes de trabalho, proteção ambiental, aspectos de saúde, educação alimentar e higiene, nutrição e saúde, comercialização, segurança alimentar, preparação para processamento escolha do local, higienização do local e instalações, sanitização de equipamentos, conhecimentos de características organolépticas (cor, sabor, odor e textura),  tipos de contaminação, cortes e conservação do peixe, processos de salga, cura, embutidos, cominuídos e carne fresca temperada. Embalagem, identificação e armazenamento dos produtos.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (14) 3882-0900

Serviço:  curso de processamento de carne de peixes a ribeirinhos
Data: 1 e 2 de de março, das 8h30 às 17 horas.
Local: Rua Alvaro Zacarias n° 2011 - Porto Said.

Autor: Assessoria de Imprensa/Turismo