15 FEV 2023
Botucatu terá lombadas eletrônicas para controle de velocidade
Primeiro equipamento já foi instalado através de convênio com o DETRAN SP. Locais foram escolhidos a partir de estudo técnico.
Botucatu terá 18 lombadas eletrônicas a partir dos próximos meses. O investimento faz parte de Convênio celebrado entre a Prefeitura de Botucatu e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (DETRAN SP), por meio do Programa Respeito à Vida. Além das lombadas eletrônicas, será revitalizada a sinalização horizontal e vertical na região central em mais de 200 pontos. Investimento total será superior a R$ 3 milhões.

No ano de 2022 através de convênios, o DETRAN SP, destinou recursos para a execução de intervenções viárias através do programa Respeito à Vida a diversos municípios do Estado. As obras e intervenções serão executadas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

A definição dos locais onde haverá as lombadas eletrônicas e revitalização da sinalização, foi realizada a partir de uma análise criteriosa por meio de boletins de ocorrências e informações disponíveis no sistema INFOSIGA, identificando ponto a ponto os locais com acidentes de trânsito.

Veja as vias que receberão os investimentos:

Lombadas eletrônicas:
Av. Prof. Pedretti Neto (2 equipamentos)
Av. Santana (1 equipamento)
Av. Dep. Dante Delmanto (2 equipamentos)
Av. Conde de Serra Negra (2 equipamentos)
Av. Prof. Raphael Laurindo (4 equipamentos)
Rua Curuzu (2 equipamentos)
Av. Dr. Vital Brasil (2 equipamentos)
Rua João Passos (1 equipamento)
Av. Dep. Brás de Assis Nogueira (2 equipamentos)

Revitalização sinalização vertical e horizontal:
Diversas vias transversais da Rua Rangel Pestana, Rua Curuzu e Rua Amando de Barros, entre outras.

As lombadas eletrônicas funcionarão em fase de teste durante o período de instalação e aferição dos equipamentos. A Prefeitura orienta que mesmo operando em modo educativo, motoristas devem respeitar a sinalização e limites de velocidades empregados nas vias.

A previsão é que os equipamentos passem a atuar em modo de fiscalização no segundo semestre de 2023.