10 FEV 2023
Planejamento Pedagógico marca o início das aulas na Rede Municipal de Ensino
Nos três dias de preparação os profissionais participaram de atividades diversas de acordo com o segmento como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois próximos bimestres.

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Botucatu iniciaram nesta segunda-feira, 06 de fevereiro, para cerca de 15 mil alunos. Na busca constante para promover a melhoria do ensino, os professores, educadores e atendentes de creche participaram de um planejamento muito especial.

No período de 01º a 03 de fevereiro, cerca de 900 profissionais da educação das 69 escolas da rede municipal e conveniadas, entre professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação Especial, Atendentes de Creche, Monitoras, Berçaristas e Gestores se reuniram para discutir e elaborar o Planejamento Pedagógico para o primeiro semestre de 2023.

Nos três dias de preparação os profissionais participaram de atividades diversas de acordo com o segmento, como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois próximos bimestres.

A Educação Infantil promoveu três momentos distintos sendo dois diretamente com professores e educadores e um para atendentes de creche. Durante o planejamento, conteúdos como História da Educação Infantil no Brasil, Concepção de Criança e Infância, Concepção de Ensino e Aprendizagem foram abordados, entre outros temas.

Já a Educação Especial, no dia 01 de fevereiro, promoveu momentos personalizados com professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e com professores da Escola Municipal de Educação Especial Profª Nair Peres Sartori. Nos outros dias, professores, cuidadores e demais servidores/colaboradores participaram de estudos acerca de documentos norteadores para a educação especial.

O Ensino Fundamental Anos Iniciais promoveu um encontro com os professores, orientando-os em relação ao Currículo Paulista, materiais didáticos adotados pela rede e foram realizadas oficinas didáticas. Nos outros dois dias o Planejamento continuou nas unidades escolares com enfoque nas habilidades que deverão ser trabalhadas durante o ano letivo para o pleno desenvolvimento dos educandos.

O Planejamento do Ensino Fundamental Anos Finais ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro compreendido em uma reunião dos professores da rede, numa unidade escolar, onde agrupados por área de conhecimento iniciaram os estudos para a construção do Plano Escolar alinhando as habilidades ao currículo sendo mediados por professores. No segundo momento o trabalho teve continuidade nas escolas sob condução dos coordenadores pedagógicos com a intenção de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Professores de Educação Física se reuniram numa unidade escolar onde discutiram as habilidades a serem abordadas durante o ano letivo. Após foram proporcionadas duas vivências práticas ressaltando as habilidades de dança e inclusão. Nos demais dias sob orientação dos coordenadores pedagógicos realizaram estudos nas unidades onde ministram aulas.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Profa. Cláudia Gabriel, os planejamentos foram organizados pelos Coordenadores de Áreas, Supervisores Escolares, Orientadores Pedagógicos, Diretores e Coordenadores Pedagógicos.

”O momento do planejamento é imprescindível para assegurar que todo o trabalho realizado na rede tenha intencionalidade pedagógica de maneira que seja possível aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem com foco numa educação municipal de qualidade que zele pelo desenvolvimento do aluno e pelo acompanhamento das aprendizagens”, concluiu.

Planejamento Pedagógico marca o início das aulas na Rede Municipal de Ensino -

3º Dia da Educação Infantil (Atendentes escolas + auditório Lageado)

Planejamento Pedagógico marca o início das aulas na Rede Municipal de Ensino -

2º Dia da Educação Infantil (Emef João Maria)