30 JAN 2023
Da folia ao descanso, Botucatu é opção para todos os públicos no Carnaval
Além de festas e blocos, cidade tem roteiros culturais, ecológicos, de lazer e descanso.
O Carnaval chegou e Botucatu preparou uma grande festa para os foliões, com eventos em dois locais e variada programação. Além das festas e desfiles de blocos (leia abaixo), Botucatu oferece muito mais opções de lazer e turismo, uma cidade repleta de paisagens fora do comum, mirantes de tirar o fôlego, cenários encantadores, centro e prédios históricos, parques naturais, cachoeiras belíssimas. Tudo isso com muito charme, com clima agradável de montanha, segurança, e boa estrutura hoteleira e de serviços, no centro do estado de São Paulo.

Os cenários únicos são em virtude da Cuesta, uma formação geológica de planalto com uma encosta abrupta (front) e outra mais suave (reverso). A altitude varia de 550 a 950 metros. Aliás, sob a região da Cuesta encontra-se o Aquífero Guarani, considerado a segunda maior reserva subterrânea de água do mundo.

A cidade é destino de aventureiros em busca de ecoturismo, esportes de aventura, e viajantes de todas as idades que buscam contato com a natureza. Botucatu abriga vasta produção artística e cultural, também observação de aves e turismo rural, turismo acadêmico e científico, é um município com relevância histórica e cultural.

O centro urbano possui prédios históricos, como a Catedral Metropolitana, assinada por J. Sachetti, mesmo engenheiro da catedral da Sé, de São Paulo; e a Pinacoteca, instalada no antigo fórum, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

Abaixo, algumas alternativas unindo folia, cultura, lazer e tranquilidade, para você escolher o que deseja fazer em Botucatu durante o carnaval. Vale destacar que na cidade existem agências de turismo receptivo com roteiros e programações variadas.

Festas de Carnaval acontecem no Centro e na Orla do Rio Bonito

A folia tem foco na variedade dos artistas locais. As atrações vão do carnaval infantil, passando pelas saudosas marchinhas, axé, forrozinho pé de serra, samba rock, carna funk e dj”s

As festas de carnaval serão realizadas nos dias 18 ,19 e 20 de fevereiro, em dois locais. O palco principal será na Praça da Secretaria de Educação, com praça de alimentação, comidas típicas e variadas. Dentro da cidade o espaço faz parte do complexo ferroviário, foi reformado e adaptado para receber eventos.

O outro local é a tradicional folia na Orla do Rio Bonito, um bairro rural banhado pelo rio Tietê, repleto de ranchos, bares e lanchonetes, ancoradouro, praças, academias ao ar-livre, banheiro público e orla.

A seleção dos artistas que vão animar essa folia está tramitando via credenciamento dos interessados, para que todos tenham chances iguais de participar.

Desfiles de blocos - no dia 20, ocorre o desfile de blocos Dragões da Vila e amigos, em comemoração aos 50 anos da entidade, a partir das 19h, na rua Major Matheus.

Mirantes - Para contemplar a natureza, o visitante tem opções de mirantes, alguns com ótima estrutura para atendimento, com bares, pousadas e restaurantes. Outros há poucos minutos do centro, como o da Igreja de Santo Antônio, em Rubião Júnior; e o da capela de São Cristóvão, na cabeceira da Cuesta, na rodovia Marechal Rondon.

Cachoeiras - Atualmente, três cachoeiras estão abertas ao público. A do Parque da Marta com 35 metros de altura é a principal. O local tem trilhas auto-guiadas, monitores, estacionamento e centro receptivo. Há ainda a cachoeira da Indiana e o Parque da Pavuna, onde estão cinco quedas, este com cobrança de ingresso (R$ 10,00).

Cultural - Botucatu abriga uma das poucas Pinacotecas do interior do Estado de São Paulo. Para se ter uma ideia, o local já recebeu a exposição de Rodin. O prédio do antigo Fórum foi projetado na década de 1920, pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo – o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O Complexo da Estação Ferroviária de Botucatu representa o avanço da Estrada de Ferro Sorocabana pelo interior paulista, demarcando a “conquista do sertão”. Em 2010, o município assumiu o complexo e em 2012 iniciou o restauro da estação e a reforma do armazém (hoje Casa da Juventude). A estação foi entregue como patrimônio restaurado em 2016 e atualmente abriga a Secretaria Adjunta de Turismo.

O complexo da estação vale a visita pela construção em estilo Art déco, a cúpula do salão de entrada, os salões superiores onde funcionava a administração e a plataforma de embarque totalmente restaurada. Fica na Rua Benjamim Constant, 228-470, Vila Jaú. E funciona de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 16h30. Entrada e estacionamento gratuito.

Gastronomia - a cidade possui diversas opções e todos os serviços de uma cidade de médio porte. Com bares e restaurantes temáticos, inclusive em áreas rurais e parques ecológicos, como no bairro da Demétria, Vale do Aracatu, Pedra do Índio e o Espaço Indiana.

Observação de aves - Botucatu possui dois biomas, o que propicia diversos relevos e ecossistemas. Por isso, os visitantes podem observar uma grande variedade de espécies e indivíduos, percorrendo pequenas distâncias na cidade. Os locais mais procurados são os mirantes da Cuesta, parques municipais e zona rural. A prefeitura realiza o projeto Vem Passarinhar, uma vez ao mês, mas para observar pássaros, basta paciência. Há mais informações e dicas no site da secretaria adjunta de Turismo.

Para saber mais: www.turismo.botucatu.sp.gov.br
Nas redes: www.instagram.com/turismobotucatu