12 JAN 2023
Vigilância Ambiental em Saúde alerta para os cuidados com a dengue
Chuva, temperatura elevada e oferta de recipientes nos imóveis favorecem a proliferação do mosquito.
A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses como dengue, Chikungunya e Zika vírus.

No mês de dezembro de 2022, 2,59% dos imóveis trabalhados em Botucatu estavam com larvas de mosquitos. Este índice deixa o Município em alerta para a transmissão da dengue.

O período chuvoso, temperatura elevada, combinado com a oferta de recipientes existentes nos imóveis, favorecem a proliferação do mosquito e a circulação das arboviroses.

“Precisamos estar atentos e realizar a manutenção adequada dos recipientes que estão e que podem acumular água parada. As pesquisas apontam que 85% dos criadouros de mosquitos são recipientes que estão em nossas casas como calhas e canaletas com mau escoamento d’água, pratos de vasos de plantas água acumulada, bebedouros de consumo animal que não são limpos frequentemente, objetos úteis que estão mal armazenados acumulando água da chuva, entre outros”, destacou Valdinei Campanucci, Coordenador de Saúde.

“A participação da população no combate a dengue é de suma importância, principalmente ao permitir o acesso dos agentes de combate as endemias, pois são profissionais capacitados para identificar situações de risco e intervir oportunamente, evitando assim, agravos à saúde pública”, concluiu Valdinei.

Em 2023 já foram confirmados 5 casos de dengue.