12 JAN 2023
Reunião sobre planejamento participativo em Turismo reúne mais de 60 pessoas
Participantes responderam a questionários e analisaram potencialidades e pontos a serem melhorados no turismo da Cidade.
As potencialidades, fraquezas, ameaças e oportunidades do Turismo botucatuense foram debatidas em uma reunião de planejamento participativo para o plano diretor de turismo, promovida pela Secretaria Adjunta da pasta em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), na segunda-feira (9), na Pinacoteca Fórum das Artes.

O encontro serviu para a FIPE apresentar os resultados dos estudos realizados até o momento para a criação do Plano Diretor em Turismo e reuniu mais de 60 pessoas ligadas ao setor.

A etapa realizada no último dia 9, foi a de auto-diagnóstico para coletar as opiniões e percepções dos empreendedores, gestores e profissionais do turismo que atuam em Botucatu sobre a atual situação do turismo no município.

O formulário contendo 49 questões foi organizado em seis categorias: Gestão e Desenvolvimento do Destino, Covid-19 / Aspectos Sanitários, Sustentabilidade, Atratividade e Experiência do Visitante, Marketing e Promoção do Destino, Melhoria Contínua do Destino.

Os convidados responderam as questões e em seguida foram apresentados os resultados das categorias, mostrando os aspectos que tiveram avaliação positiva, regular e desfavorável.

Na etapa seguinte foi realizada uma dinâmica para identificar os Pontos Fortes e Fracos, bem como as Oportunidades e Ameaças que podem impactar o desenvolvimento do turismo em Botucatu. Os resultados foram mostrados no formato de nuvem de palavras. Ao final da etapa, os aspectos que apareceram de maneira mais significativa, foram votados para determinar os que devem ser priorizados, sob o ponto de vista dos empreendedores, gestores e profissionais do turismo que atuam em Botucatu.

De acordo com a secretária adjunta de Turismo de Botucatu, Roberta Sogayar, o planejamento participativo é fundamental para que todos tenham voz no direcionamento das estratégias para o desenvolvimento do turismo.

“É importante ressaltar que um plano de turismo é como um organismo vivo, ele sofre alterações, e deve ser revisto com base nos cenários externos, na economia, na política,  mas certamente demos um passo importante e teremos outras ações ainda que complementarão nossas estratégias para os próximos 10 anos, tal como o plano de marketing turístico que também está em andamento”.

Mais saber mais: http://turismo.botucatu.sp.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa/Turismo