11 JAN 2023
Vigilância Ambiental em Saúde fará nebulização em duas regiões de Botucatu
Cecap e Jardim Chácara dos Pinheiros receberão a ação na quinta e sexta-feira.
Por conta da notificação recente de casos de dengue nos bairros da Cecap e Chácara dos Pinheiros, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizará a atividade de nebulização com bomba costal. Na Cecap será na quinta-feira, 12, a partir das 8h30, e na Chácara dos Pinheiros na sexta-feira, 13, também a partir das 8h30.

Confira nos mapas quais os quarteirões que receberão a ação.

A atividade de nebulização consiste na aplicação de inseticida a ultrabaixo volume, que tem por objetivo matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue.

O produto agirá apenas no momento da aplicação, portanto a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente e orientarão quanto à preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Após 20 minutos, os agentes retornarão para confirmar se a casa está preparada para o bombista aplicar o produto.

O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 30 minutos.

Em hipótese alguma, os bombistas retornarão aos imóveis fechados ou não preparados para receber o inseticida. Portanto, a Vigilância informar que é importante que a preparação do ambiente seja seguida dentro do prazo estipulado.

Como preparar o imóvel para receber a nebulização:
 1º – Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;
2º – Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa para que o inseticida possa atingir todos os locais;
3º – Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;
4º – Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);
5º – Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.

Em 2023, já foram confirmados 5 casos de dengue no Município.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde