29 DEZ 2022
Passarinhada atrai e encanta visitantes na Cuesta de Botucatu
O Programa Vem Passarinhar - realizado pela secretaria adjunta de Turismo, atrai cada vez mais visitantes à Botucatu e começa a dar frutos no reconhecimento da cidade como um polo de aviturismo, ou birdwatching. A última edição de 2022 foi realizada no dia 18 de dezembro, no Sítio Doces Grand Amore.

Os 20 participantes foram acompanhados de uma guia de turismo, que falou sobre vegetação, relevo da Cuesta, além de ser apta a realizar primeiros socorros e acolhimento e de um biólogo que apoiou nos processos de identificação das aves.

Uma das visitantes, está encantada com Botucatu. “Eu morava em Ribeirão Preto, me mudei para Botucatu em 2022, descobri as passarinhadas e me encantei com as paisagens e com as histórias de cada local”, comenta a bióloga Fernanda Brich.

As tão faladas paisagens da Cuesta dão a Botucatu uma geografia única e diferenciada, além de grande variedade de vida selvagem. São aproximadamente 400 espécies de aves, que atraem observadores e fotógrafos de todo Brasil.

O município possui dois biomas distintos e faixas de transição entre a Mata Atlântica e Cerrado, com áreas abertas, matas, áreas alagadas e também urbanas, com espécies diferentes de plantas e animais. Por isto, é possível observar uma grande diversidade de indivíduos, sem percorrer longas distâncias.

O Projeto - as passarinhadas tiveram início com a identificação do potencial da prática no município. Em 2018 foi lançado o Guia de Aves de Botucatu e São Manuel, onde é possível obter mais detalhes sobre as espécies da região. Também é possível acessar a lista de espécies no site Wikiaves.

Em Outubro de 2022 foi realizado o 1º Festival de Aves de Botucatu, com duração de três dias, reunindo palestras, workshops, atividades educativas, de birdwatching, teatro, exposições, atrações musicais e culturais, com o intuito de aproximar as pessoas da cidade do contexto rico e único.

O Vem Passarinhar é realizado todo último domingo de cada mês, com um passeio diferente, por alguma área natural da cidade para realizar a observação de aves.

A próxima ação será no dia 28 de janeiro, no distrito de Anhumas.

“Não é cobrado pagamento de taxas, mas é preciso ser um dos primeiros 20 inscritos para conseguir garantir a participação”, explica a secretária Roberta Sogayar.

Para saber mais: turismo.botucatu.sp.gov.br
Siga o perfil no Instagram: http://instagram.com/turismobotucatu

Autor: Assessoria de Imprensa/Turismo