13 DEZ 2022
Patrulha da Paz realiza formatura e premia os destaques de 2022
A cerimônia contou com homenagem e premiação aos melhores alunos de cada escola

A Secretaria Municipal de Segurança e a Guarda Civil Municipal realizaram nesta terça-feira (13), no Ginásio Municipal Mario Covas Junior, a formatura de cerca de 2 mil alunos da décima segunda edição do Programa Patrulha da Paz.

Este ano o Programa contou com a participação de alunos de 23 escolas municipais e da Obra Madre Marina Videmari.

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos, Marcelo Emílio de Oliveira, da Secretária Municipal de Educação, Profª Claudia Gabriel; do secretario adjunto da Educação, Profº José Gustavo de Campos; do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Rodrigo Rodrigues; do deputado estadual Daniel José, além de outras autoridades, pais e familiares dos alunos.

Lançado em 2010, o Patrulha da Paz promove encontros quinzenais ministrados pelos guardas Nóbrega e Jayme. Eles são responsáveis por aplicar aulas teóricas para os estudantes na faixa etária entre 9 e 11 anos. No início do ano são distribuídas cartilhas do programa que auxiliam o aprendizado teórico. Como complemento, são promovidas aulas práticas que contam com a parceria de órgãos públicos.

O Programa Patrulha da Paz tem 5 ciclos que abordam temas como a história e o trabalho da Guarda Municipal, Cidadania e Civismo, Trânsito Seguro, Perigo das Drogas e Acidentes Domésticos, junto com o SAMU192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Além disso, os alunos participantes realizam duas avaliações sobre os temas ensinados ao longo do ano letivo, que tem início em março e término em novembro. Os estudantes também são avaliados em outros quesitos como: cuidados com a apostila, comportamento e quantidade de faltas. Tudo isso é somado e levado em conta ao final de cada ano, determinando os vencedores.

A cerimônia contou com homenagem e premiação aos melhores alunos de cada escola, às professoras das salas com maiores índices de rendimento, às escolas destaques, aos guardas civis responsáveis e também a parceiros do Programa.

Patrulha da Paz

O projeto teve início em 2010, quando a GCM apadrinhou um projeto embrião já existente na Emef Professor José Antonio Sartori (Jd. Eldorado). Naquele ano, a Patrulha da Paz contou com a participação de 150 alunos, da escola Sartori e Raymundo Cintra (Vitoriana). Já no ano de 2011 foram firmadas as matérias que são ministradas até hoje.

Com o passar dos anos, os responsáveis pelo projeto, também moldaram suas aulas e matérias, além do material didático. Em conjunto com parceiros, expandiram este modelo, que hoje abrange cerca de 2 mil estudantes de 23 escolas de Botucatu.

13/12/2022
Formatura Patrulha da Paz 2022