02 DEZ 2022
Saúde libera 3ª dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 80
Imunizante está disponível em todas as unidades de saúde e para receber esta dose de reforço, a pessoa deve ter tomado a segunda dose adicional há mais de 4 meses.
Idosos acima de 80 anos já podem procurar as unidades de saúde de Botucatu para se vacinar com a 3ª dose de reforço (5ª dose) contra a Covid-19.

A imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira das 8 às 16h30 e na Sala de Vacina Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, de segunda a sexta-feira das 18 às 21h30.

Em dias de jogos da seleção brasileira, as unidades terão horário de atendimento diferenciado, de acordo com o Decreto número 12.736. Saiba mais: https://www.botucatu.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/24141/prefeitura-tera-horario-de-atendimento-diferenciado-em-dias-dos-jogos-da-copa-do-mundo/

Botucatu tem cerca de 4 mil idosos na faixa etária acima dos 80 anos. A vacinação é uma recomendação do Ministério da Saúde, para manter elevada a taxa de imunidade das pessoas nesta faixa etária, uma vez que estudos científicos mostram que a taxa de imunidade tende a cair com o passar do tempo e por isso a necessidade de reforço periódico.

Para receber esta dose de reforço, a pessoa deve ter recebido a segunda dose adicional de vacina há mais de 4 meses, além de apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacina da Covid-19. Caso tenha testado positivo para Covid-19, a pessoa deve aguardar 30 dias para se vacinar.

Doses de reforço

As doses de reforço para a vacina contra a Covid-19 estão disponíveis, de acordo com determinação Ministério da Saúde, para pessoas a partir dos 12 anos.

De 12 a 17 anos está disponível a 1ª dose adicional (3ª dose), para pessoas acima dos 18 anos a 2ª dose adicional (4ª dose), e pessoas acima dos 50 anos imunossuprimidas a 3ª dose adicional 95ª dose).

Entre os adolescentes, o número de faltosos é alto. Segundo relatório da Secretaria de Saúde de Botucatu, metade ainda não completou o esquema vacinal com a dose de reforço. Entre o público acima de 18 anos, 36% das pessoas ainda precisa tomar as doses de reforço.

Para se imunizar, a pessoa precisa procurar uma unidade de saúde, apresentar o cartão de vacinação e documento com foto. As doses adicionais são administradas com o intervalo mínimo de 4 meses. Caso tenha testado positivo para Covid-19, a pessoa deve aguardar 30 dias para se vacinar.

Serviço:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores.
Telefone 3811-1100