01 DEZ 2022
Saúde realiza Campanha Fique Sabendo durante o mês de dezembro
O tema da Campanha “Fique Sabendo – Faça o teste da Aids e da Sífilis” pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre os mais jovens.
Chegamos a 15ª edição da Campanha Fique Sabendo, uma campanha de iniciativa do Programa Estadual de DST/AIDS do Estado de São Paulo para testagem do HIV e da sífilis. A Secretaria de Saúde de Botucatu, através do Programa Municipal DST/AIDS, em parceria com a Organização Social Pirangi, vem aderindo a campanha desde o primeiro ano.

A Campanha tem por objetivo estimular a população a realizar o teste de HIV e de Sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV e/ou sífilis na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela Aids e pela sífilis

Todas as 22 unidades de saúde, mais o Espaço Saúde ao lado do SAMU, executam o teste rápido de HIV e sífilis, e oferecem suporte, tratamento e acompanhamento, não só na campanha, mas durante o ano, intensificando as ações neste período. Serão realizadas também atividades de Campanha, com a realização dos Testes em alguns pontos da cidade. Sendo eles:

- Dia 01/12 (quinta-feira) – Cohab I  -  Das 16 às 19 horas
- Dia 03/12 (sábado) – Praça do Bosque - Das 9 às 13h30
- Dia 04/12 (domingo) – Rio Bonito - Das 9 às 14 horas
- Dia 06/12 (terça-feira) – CDHU – Vila Jardim - Das 16 às 19 horas

A Campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da epidemia de aids em nosso estado.

No estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas que são portadoras do HIV e que estão com Sífilis sem saber.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é 1º de dezembro, mas o mês inteiro passa a ser dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) desde a publicação da Lei 13.504/2017, sancionada pelo presidente da República

A maioria das pessoas infectadas não acha que precisam se testar. Melhor fazer o teste e realizar o tratamento, do que ficar na dúvida e transmitir a doença a outras pessoas. Pense nisso!

Mais informações:
Campanha Fique Sabendo 2022