18 NOV 2022
Covid-19: Botucatu reabre ponto de testagem aos finais de semana no Hospital do Bairro e inicia vacinação de crianças a partir dos 6 meses
Ações fazem parte das estratégias para combater o coronavírus. A vacinação para bebês é destinada a crianças com comorbidades e será feita a partir de agendamento prévio.
Botucatu está adotando novas medidas de enfrentamento a Pandemia de Covid-19 devido à nova variante identificada recentemente. Para ampliar a testagem em massa, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, reabrirá a partir deste final de semana, o posto de testagem no Hospital do Bairro.

Além de poder fazer testes e passar por consultas médicas para o diagnóstico de Covid-19 em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 8 horas às 16h30, e nos Prontos Atendimentos Noturnos também de segunda a sexta-feira das 18 às 22 horas, a população também terá a disposição um posto de testagem aos finais de semana e feriados das 9 às 17 horas no Hospital do Bairro.

Pessoas com sintomas gripais, como coriza, dor de cabeça, febre, dor de garganta por pelo menos 48 horas, devem se dirigir a uma unidade de saúde a qual está cadastrado ou a mais próxima a seu trabalho para realizar o teste e passar por consulta médica.

Vacinação infantil

Além da ampliação da testagem, a Prefeitura iniciará a partir de segunda-feira, 21 a vacinação de crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades com o imunizante Pfizer-Baby. Será necessário o agendamento prévio e a apresentação de documentos que comprovem a comorbidade da criança.

A vacinação ocorrerá em dois postos: Espaço Saúde das 8 às 16h30 (3811-1602, ramal 1302) ou no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores (3880-1814) das 8 horas às 16h30 e das 18 horas às 21h30.

De acordo com a Norma Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, serão consideradas comorbidades para a imunização prioritária: bebês e crianças portadores de cardiopatias, pneumopatias crônicas graves, doenças neurológicas e renais crônicas, imunossuprimidos, portadores de hemoglobinopatias (Anemia Falciforme) e Sindrome de Down.

A Pfizer-Baby tem três doses, sendo que o intervalo entre as doses é de 4 semanas entre a primeira e a segunda e de 8 semanas entre a segunda e a terceira. O esquema vacinal para esta faixa etária só é considerado completo quando as três doses forem administradas. As crianças que estiverem com Covid-19 ou apresentarem sintomas gripais devem aguardar o intervalo de 30 dias após a melhora dos sintomas.

Dose de reforços para idosos

Também seguindo as orientações do Ministério de Saúde, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretária de Saúde, começará a aplicar a terceira dose de reforço (5ª dose) da vacina contra o Coronavírus para pessoas imunossuprimidas e moradores de Instituição de Longa Permanência de Idosos (casas de repouso). O intervalo entre as doses deve ser de, pelo menos, 4 meses.

Para a imunização, é necessário que o idoso apresente o cartão de vacina e procure a unidade de saúde que estiver cadastrado.

Orientações à população em geral

A Secretaria de Saúde orienta que a população mantenha o esquema de vacinação completo contra a Covid-19. A Cidade já está imunizando com a segunda dose de reforço (4ª dose) toda a população acima dos 18 anos.

Para se vacinar, basta procurar uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, ou o Posto de Vacinação Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores segunda a sexta-feira, das 18 horas às 21h30.

A Secretaria de Saúde recomenda, principalmente para grupos de risco (idosos e pessoas com comorbidades) que utilizem máscaras em ambientes fechados, higienize as mãos com frequência, evitar locais com grande aglomeração de pessoas e preferir locais ventilados.

Em caso de sintomas gripas por pelo menos 48 horas, procurem uma unidade de saúde para passar por consulta médica e realizar o teste de Covid-19.

Serviço:
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Espaço Saúde
Avenida Santana, 323 – Centro
Telefone: 3811-1602, ramal 1302
Atendimento: das 8 às 16h30

Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores
Rua Doutor Gáspar Ricardo, 181 - Vila dos Lavradores
Atendimento: das 8 horas às 16h30 e das 18 horas às 21h30.