31 OUT 2022
Unidades de Saúde farão Campanha Novembro Azul
Objetivo é conscientizar, orientar e diagnosticar homens sobre o câncer de próstata.
A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria da Saúde em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde, realizará a Campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo desenvolver ações sobre a saúde do homem de uma forma integral.

O Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito da saúde masculina, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha conhecida mundialmente visa alertar os homens da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, a doença já está em fase avançada. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Para prevenir e alertar os homens sobre a importância da prevenção e diagnostico precoce ao câncer de próstata serão realizadas as seguintes ações ao longo do mês:

- Acesso e Acolhimento;
- Orientação;
- Consulta clínica: sintomas, história, exame físico, exames laboratoriais e ultrassom se necessário, etc;
- Orientações quanto à Saúde Sexual e Reprodutiva;
- Apoio à Paternidade (Pré-natal do Homem);
- Prevenção de Violências e Acidentes;
- Atendimento à saúde geral do homem: Hipertensão Arterial, Diabetes, prevenção às DSTs e sexo seguro, alimentação saudável, cessação do tabagismo e abuso de álcool e outra substâncias, etc.;
- Prevenção do câncer de próstata.

As ações ocorrerão em todas as Unidades e Serviços de Saúde de forma gratuita e irão contemplar homens a partir dos 25 anos. Para participar, basta agendar uma consulta na unidade de saúde mais próxima a sua casa.