24 OUT 2022
Botucatu vai intensificar vacinação contra a Poliomielite na última de campanha nacional
Além de vacinação nas unidades, equipes farão ação casa-a-casa para buscar faltosos.
Nesta segunda-feira, 24 de outubro, é celebrado o “Dia Mundial de Combate à Poliomielite”. Para comemorar a data, a Secretaria de Saúde de Botucatu está intensificando as ações para alcançar a meta de imunizar 95% das crianças de zero a 5 anos incompletos contra a poliomielite.

Até o dia 31 de outubro, quando termina a Campanha Nacional contra a Polio e a Multivacinação, as unidades de saúde e a Sala de Vacinação Noturna no Centro de Saúde Escola estarão abertas para vacinar as crianças e adolescentes.

Além disso, as equipes de saúde também devem intensificar a busca ativa de faltosos, realizando a ação de vacinação a domicílio, com ênfase nas crianças menores de 5 anos. Para esta ação, as equipes gestoras das unidades fazem o levantamento de pacientes que estão com o esquema vacinal incompleto e realizam uma visita para imunizar as crianças.

A Secretaria de Saúde, em parceria com as escolas de Botucatu, também está fazendo a busca ativa de crianças que não se vacinaram. Os pais que recusarem imunizar seus filhos serão advertidos e poderão receber a visita da equipe do Conselho Tutelar.

Até agora, Botucatu imunizou 68% das crianças de zero a quatro anos contra a poliomielite. A polio, também conhecida como Paralisia Infantil, é uma doença grave, causada por um vírus e que pode ter sequelas irreversíveis para crianças, como a paralisia de membros inferiores, ou seja, as pernas. A vacinação é a melhor forma de prevenir contra a doença.

As unidades de saúde de Botucatu funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e a Sala de Vacinação Noturna, que atende no Centro de Saúde Escola, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30. Para vacinar, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis e portar a carteirinha de vacinação e documento de identificação.

A Campanha Nacional contra a Polio e Multivacinação terminam na próxima segunda-feira, 31 de outubro. Depois disso, apenas as vacinas de rotina serão administradas pelas unidades.

Serviço:
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores