24 OUT 2022
Centros de Educação Infantil e Creches incentivam a amamentação com espaço acolhedor para mães e bebês
Ambiente oferece privacidade e conforto para as mães amamentarem seus bebês durante o atendimento diário. Equipe escolar dá suporte para que o aleitamento materno seja prolongado.
Quando uma mãe procura a Rede Municipal de Ensino para matricular seu bebê, uma dos grandes questionamentos é como manter a amamentação.

A promoção da amamentação nas unidades de Educação Infantil  faz bem para a saúde do bebê, diminuindo o risco de morte no primeiro ano de vida,  protegendo-o de doenças, auxiliando no desenvolvimento da fala, transmitindo amor e carinho, fortalecendo os laços entre mãe e bebê. Por esses motivos, o ingresso da criança à creche deve garantir a continuidade do aleitamento materno. Para atender esta necessidade de mães e bebês, os Centros de Educação Infantil e Creches do município são equipados com espaços para a amamentação.

“O papel da escola é estratégico, uma vez  que a amamentação traz inúmeros benefícios à criança e por isso os gestores e equipe escolar preparam com muito carinho salas e/ou espaços tranquilos e confortáveis para que essa prática não seja interrompida ”, destacou Lilian Colpas, coordenadora da Educação Infantil.

O espaço é preparado em cada unidade para garantir o maior conforto, sendo equipado com poltronas e/ou cadeiras para amamentação. As unidades também possuem  geladeiras para o armazenamento de leite das mães.

Daiane Xavier é mãe do José Felipe de apenas 8 meses e conta que utiliza a sala de amamentação do CEI Claudeval Luciano da Silva desde o primeiro dia do filho na creche.

“Pelo menos duas vezes por dia eu venho a essa sala para amamentação e posso dizer que é excelente poder contar com este espaço. Eu sempre quis amamentar exclusivamente meu filho e sei que com esse apoio da escola eu vou poder fazer isso por bastante tempo”, destacou Daniela.

“Eu não sabia que existia um espaço como este na creche e fiquei muito feliz, porque é mais cômodo eu vir aqui duas vezes por dia para amamentar do que tirar o leite e enviar para a escola”, afirmou Daniela Conceição, mãe de Antony Henrique de 1 ano.

As salas de amamentação ficam à disposição das mães durante o período de aula. Já aquelas que não têm como comparecer à escola para amamentar, também tem a opção de enviar o leite materno. Os gestores  orientam a equipe para fazer o aquecimento correto e oferecer aos bebês.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o leite materno deve ser o alimento exclusivo nos primeiros seis meses do bebê. A partir dessa idade, e até os dois anos ou mais, a recomendação é que a amamentação seja mantida junto com o consumo de alimentos.
24/10/2022
Cantinho da Amamentação